Wanderson Florêncio destaca compromisso por energia renovável em Noronha

 
 
Alepe

O compromisso firmado pelo Governo de Pernambuco para que a energia solar fotovoltaica seja a base da matriz energética do Distrito de Fernando de Noronha até 2030 foi ressaltado pelo deputado Wanderson Florêncio (PSC), no Pequeno Expediente desta terça (26). Para ele, dessa forma, a proposta de vetar veículos a combustão na ilha, discutida em audiência pública da  Comissão de Meio Ambiente na última segunda (25), passa a “ser realmente sustentável”.

“Não havia sentido em exigir carros elétricos quando a fonte de energia do arquipélago é uma usina termelétrica poluente. Mas, na audiência, o administrador-geral de Noronha, Guilherme Rocha, firmou um compromisso pela adoção de energia solar fotovoltaica até 2030, com um terreno de 11 hectares já reservado para as placas solares”, informou o parlamentar.

Ele também ressaltou outras garantias prestadas pelo gestor à população da ilha, entre as quais a aquisição de veículos elétricos pela administração pública e a oferta de capacitação para que os mecânicos locais possam prestar serviços para esse tipo de veículo. “São compromissos firmados pelo Governo com esta Casa e com o povo de Fernando de Noronha, o que mostra que cumprimos nosso papel frente à população da ilha”, considerou o parlamentar, que relembrou críticas feitas, anteriormente, à ausência do administrador-geral em debates anteriores promovidos pela Comissão de Meio Ambiente, que Florêncio preside.

Ibimirim – O deputado também repercutiu a audiência pública realizada pela Comissão de Meio Ambiente em Ibimirim (Sertão do Moxotó), na última sexta (22), para discutir o abastecimento de água no município. Ele destacou que há distritos que só recebem água a cada 15 dias ou sequer têm acesso a ela. “Foram apresentados, pela Compesa, vários projetos para a região. Vamos solicitar à empresa que forneça o cronograma e orçamento deles”, informou.