Vandalismo em monumento de Mãe Stella de Oxóssi

 
 
Secom - Prefeitura de Salvador

Inaugurado em 9 de abril deste ano, o monumento em homenagem a Mãe Stella de Oxóssi, amanheceu na quinta-feira (19), com sinais de vandalismo, segundo as imagens da TV Bahia. Além de pichações, a placa com a marca da prefeitura foi arrancada. O vereador Sílvio Humberto (PSB) denunciou o ato criminoso. A estátua está localizada na entrada da avenida que leva o nome da líder religiosa falecida em 2018.
“A intolerância religiosa não nos vencerá. Elaborei um Projeto de Indicação 201/2019 ao prefeito ACM Neto para videomonitoramento dos monumentos que homenageiem símbolos que fazem referência a religiões de matriz africana. Além disso, é importante investir em educação patrimonial”, citou.
O projeto citado pelo vereador nasceu diante dos constantes ataques praticados com indícios de intolerância religiosa. O projeto já foi aprovado na Câmara e será encaminhado para o prefeito.
O monumento foi esculpido pelo artista plástico Tati Moreno e inaugurado em 9 de abril deste ano. Confeccionada em resina de poliéster e fibra de vidro, a estrutura possui oito metros e meio de altura. A Ialorixá do Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá morreu no dia 27 de dezembro do ano passado.
Todos os meses, a Prefeitura de Salvador gasta cerca de 45 mil reais para reparação dos equipamentos públicos na cidade, em consequência do vandalismo.