Sumé sedia Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional

 
 
Governo do Estado da Paraíba

A cidade de Sumé sediou, nessa quinta-feira (31), a Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento ocorreu no auditório do Salão Paroquial do município e foi organizado pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-PB), em parceria com a prefeitura e com o Projeto de Consolidação do Sisan, vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano.

Com o tema Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, a Conferência teve como objetivos analisar os avanços, as ameaças e as perspectivas para a efetivação do direito humano à alimentação adequada, apresentar as recomendações relacionadas ao Plano de Segurança Alimentar e Nutricional, avaliar e fazer recomendações para avançar e qualificar o processo de implementação do Sisan.

O evento contemplou os municípios do Cariri Ocidental e contou com a presença de 14 cidades da região. Participaram representantes da sociedade civil, população local, militantes e estudiosos da Política de Segurança Alimentar. Também compareceram ao evento o prefeito de Sumé, Éden Duarte, a secretária da Assistência Social, Tanniery Lêla, o secretário de administração, BonilsonTimotéo, além de representantes de associações comunitárias.

Durante a tarde foram formados grupos de trabalho que discutiram os seguintes temas: A situação da segurança alimentar, Diretrizes da Política Nacional da Segurança Alimentar e Nutricional e Fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

Carlos Antônio Ribeiro da Silva, secretário do Consea-PB, fez questão de reconhecer que Sumé foi o primeiro município da Paraíba a criar o Plano de Segurança Alimentar e Nutricional, e complementou: “A adesão ao Sisan facilitou a inserção do município no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), possibilitando ao município captação de recursos para distribuição de alimentos às pessoas de baixa renda”.

Após as Conferências Regionais, ocorrerá a Conferência Estadual com a participação dos delegados regionais, ocasião em que será elaborado um documento contendo as deliberações de todos os eventos realizados no estado. Este documento será encaminhado ao Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

Confira as datas e locais das próximas conferências:

• Patos (Conferência Regional) - 06/11
• João Pessoa (Conferência Regional) - 07/11.
• João Pessoa (Conferência Estadual) - 21 e 22/11.