Sistema Eletrônico de Informações é implantado na Seduc

 
 
Repórter: Michele Furtado

Seduc
Uma redefinição do modelo de trabalho, promovendo a eficiência da gestão e economia para os cofres públicos. Este é objetivo da implantação […]

Uma redefinição do modelo de trabalho, promovendo a eficiência da gestão e economia para os cofres públicos. Este é objetivo da implantação do processo eletrônico para tramitação de documentos a partir da utilização do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). O sistema já está em fase de implantação e, em breve, nenhum documento da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) será tramitado fisicamente, em papel.

Somente na Seduc, estima-se uma redução de 70% nos gastos com papel. Além disso, boa parte do gasto com o material de montagem dos processos, como capas e grampos e pastas também vai ser reduzido. A previsão é que, com a implantação do SEI, o tempo médio da gestão de documentos e processos seja reduzido.

O assessor Jurídico da Seduc, José Alves, contou que os servidores estão sendo muito participativos, e que contribuem com a metodologia prática proposta pelo treinamento. “A primeira etapa foi feita à distância, onde os profissionais tiveram a oportunidade de conhecer o sistema. Agora no segundo momento, que é presencial, estamos criando processos, tramitando, em um ambiente de testes que não afeta em nada a administração”, declara.

O que muda com o SEI

A Seduc deu um salto para a modernização administrativa e tecnológica. A previsão é que até fevereiro de 2020 a Educação do estado esteja trabalhando com o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), sendo o sistema oficial de gestão de documentos e processos eletrônicos. O Sistema Eletrônico de Informações – SEI é um sistema de tramitação de processo digital. Seu uso é regulamentado através do decreto nº 18.142/2019.

Quais são os benefícios do SEI

Os usuários internos e externos podem receber e acompanhar processos online, assinar contratos e outros documentos eletronicamente;

– Práticas inovadoras de trabalho serão desenvolvidas, voltadas ao aumento da produtividade e à diminuição do uso do papel;

– O SEI é um sistema intuitivo, estruturado e com boa navegabilidade e usabilidade;

– O SEI permite total portabilidade, sendo 100% na Internet, com acesso remoto por meio de notebooks, tablets e smartphones;

– Os fluxos de processos poderão ser melhorados, tramitando, ao mesmo tempo, em várias áreas da Seduc, ou eliminando trâmites em níveis hierárquicos desnecessários.

Com a implantação do SEI, a Seduc eliminará ou reduzirá o uso do papel. Essa iniciativa otimizará as rotinas de trabalho, favorecerá o trabalho colaborativo e reduzirá gastos, contribuindo para a construção de um ambiente mais sustentável.