Série egípcia infantil "Nour e o Portal da História" chega ao Brasil

 
 
Da Redação com informações da FAMBRAS.

- Federação muçulmana do Brasil - Lançada animação sobre cientistas árabes. Uma série de desenhos animados que narra histórias de cientistas árabes e muçulmanos que contribuíram para o desenvolvimento da civilização humana.-
A Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS adquiriu os direitos de imagem para traduzir, dublar e veicular os trinta episódios da primeira temporada da série de desenhos animados “Nour e o Portal da História”.

Idealizada pela Academia de Pesquisa e Tecnologia Científica do Ministério da Educação Superior do Egito em parceria com a Associação de ex-alunos da Universidade Al-Azhar, a série conta as aventuras e descobertas do menino Nour, sua irmã Zahra e o tio Gênio – o inventor do Portal da História. Por este canal, o trio viaja no tempo e conhece de perto personalidades muçulmanas que se destacaram na história da civilização por suas contribuições à ciência, medicina e astronomia, entre outros campos.

A FAMBRAS promoveu na manhã de hoje (12) um evento virtual para a pré-estreia da série. Autoridades brasileiras e egípcias se reuniram para prestigiar essa importante parceria.

O presidente da Federação, Dr. Mohamed Zoghbi, oficializou a abertura do evento lembrando a forte relação do Brasil e Egito.

“Com espírito de gratidão celebro, hoje, esta relação Brasil e Egito, reforçando que a FAMBRAS sempre será um parceiro de todas as horas. Celebro a possibilidade de, com a ajuda de instituições tão importantes, seguir a missão de divulgar o verdadeiro Islam no Brasil por meio da Federação. E, como não poderia deixar de ser, celebro o conhecimento e a história dos estudiosos muçulmanos mostrados em “Nour e o Portal da História”, uma série que, com toda certeza, ganhará muitos fãs por todo o país.”

Do Egito, estiveram presentes: Sua Eminência Dr. Mohammad al-Dweny, Ministro do Al-Azhar Al Sharif, representando Sua Eminência Ahmed Al-Tayeb. Grande Iman de Al-Azhar; Noha Abbas, editora-chefe da Revista Nour; Sua Eminência Dr. Nazir Ayyad, Secretário Geral da Academia de Pesquisa Islâmica; Sua Excelência Dr. Mahmoud Sakr, Presidente da Academia de Pesquisa Científica e Tecnologia; Sua Eminência Dr. Abdel-Dayyem Noseir, Conselheiro do Grande imã do Al-Azhar Al Sharif; Sua Excelência Major General Osama Yaseen, Vice-presidente do Conselho da Organização Mundial para Graduados do Al-Azhar Al Sharif; Sua Eminência Prof Dr. Mohammad Hussein al-Mahrsawy, Presidente da Universidade Al-Azhar Al Sharif; Sua Excelência Embaixador do Egito no Brasil Sr. Wael Ahmed Kamal Aboulmagd.

As autoridades brasileiras foram: Milton Ribeiro, Ministro da Educação do Brasil; Sua Excelência Embaixador Affonso Massot, Secretário Executivo, representando Sua Excelência Dr. Júlio Serson, Secretário de Relações Internacionais do Estado de São Paulo; e o Embaixador Antonio Patriota, Embaixador do Brasil no Egito.

A editora-chefe da Revista Nour, Noha Abbas, falou sobre a importância da dublagem da série em língua portuguesa para a integração das crianças da comunidade muçulmana do Brasil.

“A série Nour e o Portal da História contribui na preservação da herança árabe e islâmica em todo o mundo. A ciência e o conhecimento são as vias de avanço das nações”, declarou ela.

Noha ressaltou ainda que os episódios têm como objetivo alcançar a diversidade cultural.

“Ao longo da história, são apresentados os cientistas árabes e muçulmanos que mudaram a civilização. E o personagem Nour carrega toda sua paixão pelos estudos e os valores de orgulho e tolerância de sua religião.”

Milton Ribeiro, Ministro da Educação do Brasil, citou em seu discurso a contribuição das nações árabes e islâmicas para todo o mundo e a importância dos laços entre Brasil e Egito.

“Esse resgate da participação relevante dos árabes e muçulmanos na civilização humana é muito importante”, disse.

Ao desejar felicitações pela realização do evento e do lançamento da sério, o ministro destacou que a estreia do desenho animado acontece em um momento importante.

“É um momento muito oportuno, considerando a forma lúdica de expressar as verdades da ciência, além de demonstrar a coragem daqueles que se dedicaram a contribuiu para o desenvolvimento dos nossos povos. O Brasil possui uma significativa comunidade islâmica. Para a coexistência desse pluralismo, a educação se torna imprescindível.”

O Embaixador do Brasil no Egito, Antonio Patriota, destacou a fraternidade humana e a comunidade árabe-brasileira.

“A diáspora árabe-brasileira detém um histórico de notáveis contribuições para a sociedade brasileira em diversas áreas. O Brasil se orgulha de ser um exemplo de convivência pacífica entre pessoas de diferentes credos e origens. Esse lançamento se insere no espírito de interlocução abrangente que a Embaixada do Brasil no Cairo desenvolve aqui no Egito.”

Para encerrar o evento, Sua Eminência Dr. Mohammad al-Dweny, Ministro do Al-Azhar Al Sharif, leu a carta enviada por Sua Eminência Ahmed Al-Tayeb. Grande Iman de Al-Azhar.

Os episódios de “Nour e o Portal da História” serão disponibilizados diariamente, a partir de amanhã, 13 de abril, com o início do mês sagrado de Ramadan.

CLIQUE AQUI - Para assistir, faça seu cadastro no site.