Secretário da Casa Civil presta contas e reforça prioridade para ações sociais

 
 
Fonte: Assembleia Legislativa de Pernambuco

Ao ler a mensagem do governador Paulo Câmara – durante a Reunião Plenária de abertura do ano legislativo, nesta segunda (3) – o secretário da Casa Civil, José Francisco Cavalcanti Neto, defendeu um modelo de gestão que una planejamento, responsabilidade fiscal e sensibilidade social. “A construção do diálogo é imprescindível. A busca por convergências é uma necessidade. Onde não há consenso, que prevaleça o bom-senso. É fundamental muita maturidade para vencer as diferenças que obstruem as ações”, emendou. Ele reiterou, ainda, o agradecimento à Alepe pelo apoio em prol de soluções para os problemas do Estado num contexto de crise econômica nacional.

Na prestação de contas sobre os programas implementados em 2019, o secretário ressaltou iniciativas como 13º salário do Bolsa Família, Crédito Popular e Criança Alfabetizada. Realçou, também, os resultados do Pacto pela Vida na redução de homicídios, os programas Mãe Coruja, Chapéu de Palha, escolas em tempo integral, além de reforma e construção de hospitais. “O Estado atua para assegurar direitos, oportunidades e uma vida melhor para todos. Queremos construir perspectivas, oportunidades, mas jamais na conta de sacrifícios dos mais vulneráveis”, apontou.

Ao apresentar o balanço de gestão fiscal, José Francisco registrou o crescimento de 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB) de Pernambuco até o terceiro trimestre, em comparação com o mesmo período de 2018, e a marca alcançada de R$ 148 bilhões no acumulado de 2019. Também frisou a geração de novos negócios da ordem de R$ 15 bilhões com a iniciativa privada, incluindo a expansão da linha de produtos do polo automotivo de Goiana e projetos de usinas de energia solar em São José do Belmonte (Sertão). “O desafio agora é acelerar o passo. Consolidar um Estado eficiente, responsável e ainda mais próximo das pessoas”, expressou.