ROBINSON ALMEIDA QUER VALORIZAÇÃO DE FANFARRAS EM EVENTOS DO ESTADO

 
 
Agência-ALBA

Como forma de valorizar as fanfarras e bandas marciais baianas, o deputado Robinson Almeida Lula (PT) propôs, em indicação apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), que estas entidades sejam priorizadas por órgãos estaduais nos eventos que demandem apresentação musical. 
A indicação é direcionada ao governador Rui Costa e ao secretário de Educação da Bahia, Jerônimo Rodrigues. O parlamentar argumenta que as fanfarras e as bandas marciais constituem importantes grupos de produção musical. Almeida afirma que estas entidades influenciam positivamente o desenvolvimento social e intelectual de crianças e jovens, contribuindo no processo educacional. 

“As fanfarras e bandas marciais estão espalhadas por todo o estado. São inúmeras as cidades do interior que contam com conjuntos musicais como estes, que proporcionam diversão para os cidadãos, além do aprendizado, estímulo e gáudio para os seus componentes e familiares. A grande maioria se encontra constituída há algum tempo, quinquagenárias, às vezes até centenárias, de modo que já fazem parte da cultura e tradições locais”, afirma o petista.

Robinson Almeida também frisa que o trabalho das fanfarras e bandas marciais tem resgatado muitos jovens da criminalidade e do uso de drogas. “A música, por certo, é um importante mecanismo para o equilíbrio psicossocial, e as fanfarras e bandas marciais o tem utilizado com proficiência e êxito”, ressaltou. 

“Muitas dessas associações, no entanto, se encontram em situação financeira delicada, sem condições de adquirir equipamentos musicais indispensáveis, ou promover o reparo destes, quando necessário, além das dificuldades de arcar com despesas básicas para o funcionamento”, disse Almeida, ressaltando a necessidade de iniciativas que valorizem as fanfarras e bandas marciais baianas.