Reunião na Alepi discute a aplicação de US$ 15 milhões no Matopiba

 
 
Fonte: Assembleia Legislativa do Piauí

Com a presença de representantes dos estados da Bahia, Maranhão e Tocantins, o Piauí sediou na manhã da última quarta-feira (22), na sala de reuniões da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, o primeiro encontro do Consórcio Matopiba em 2020, que marcou o início da discussão sobre a aplicação dos recursos do financiamento, da ordem de US$ 15 milhões, assinado pelo Banco Mundial para investimentos na região.

O deputado estadual Georgiano Neto (PSD) participou da reunião. "A expectativa é muito grande. No dia de hoje dando início aqui a um encontro, a uma reunião dos quatro estados, dos quatro secretários de Agricultura e Agronegócio presentes,  fazendo um rodízio de atividades que vão percorrer os quatro, ouvindo cada vez mais, somando forças para que a gente possa garantir a integração entre os quatro estados - Piauí Maranhão Tocantins e Bahia, como também somar forças para que, em conjunto, possam pleitear ações junto ao Governo Federal para que garanta realmente o desenvolvimento dessa região, que é uma nova fronteira agrícola. Nós temos um potencial muito grande, mas precismos garantir condições para que os produtores cada vez mais tenham uma maior produtividade, gerem riqueza, gerem renda,  que garantam o desenvolvimento de cada estado. Então nome da Assembleia Legislativa a gente sente muito satisfeito em está sediando este evento. O governador Wellington Dias é muito sensível a essa causa e com certeza a Assembleia Legislativa, em parceria com o Executivo, também agora com mais três estados em conjunto, haverão de somar forças para garantir o desenvolvimento da região produtora e gerar riquezas para o Piauí para o Brasil".

Protocolo de intenções - A secretária de Estado do Agronegócio e Empreendedorismo, Simone Pereira de Farias Araújo, que presidiu o encontro, adiantou que este é o primeiro encontro dos estados do Matopiba em 2020. “Estamos muitos felizes porque o Piauí foi escolhido para sediar esse encontro, onde a gente vai iniciar uma discussão sobre o financiamento que o Banco Mundial assinou para investimento na região do Matopiba, na ordem de 15 milhões de dólares. Então essa reunião ela vai ser o pontapé inicial para elaboração dos projetos. Nós vamos assinar aqui o termo de cooperação técnica entre os quatros estados e um protocolo de intenções tratando exatamente daquilo que é prioridade nessa região específica. Acho de extrema a importância o Piauí está sediando essa reunião, porque é um investimento significativo para essa região”, avaliou Simone Pereira.

“A gente vai levantar os principais gargalos na região. A gente sabe que hoje o maior problema é estrutural. Nós temos a liberdade de cada estado fazer seu diagnóstico e montar seu próprio projeto e depois a gente condensar tudo isso num projeto só. Logo após essa reunião, os técnicos da Secretaria do Agronegócio vão percorrer a região do Matopiba para que a gente possa estabelecer qual a prioridade. Problema são muitos, mas a gente tem que estabelecer as prioridades. A gente sabe que energia e estrada para escoamento da produção são realmente os pontos mais importantes,  mas a gente precisa ouvir quem está lá para que a gente possa decidir qual será a prioridade dentro desse projeto que a gente vai apresentar ao Banco Mundial”, adiantou a secretária.

Outra questão em debate foi a desativação dos comitês do Matopiba pelo governo Bolsonaro. “A gente está querendo é fortalecer o movimento que é importante para esses quatro estados. O representante do Ministério da Agricultura, Dr. Germano, vai estar aqui e nós vamos solicitar que ele agende uma audiência com os quatros secretários de Estado e o ministro para tratar dessa questão”.