Representantes da ONU conhecem Restaurante Popular na Liberdade

 
 
Ascom/ SJDHDS

Nesta quinta-feira (31), representantes da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) visitaram o Restaurante Popular da Liberdade, em Salvador, equipamento com gestão do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS). Os representantes das Nações Unidas atuam no Peru, Chile, Colômbia, Costa Rica e Equador.

A visita faz parte da programação do encontro internacional promovido pela FAO, em parceria com a Universidade de Nottingham (Inglaterra), com o apoio do Governo da Bahia, e também contou com a presença da ex-ministra e Desenvolvimento Social e pesquisadora de Políticas e Sistemas Alimentares da Universidade de Nottingham, Teresa Campello, da vice-governadora do Piauí, Regina de Sousa; do professor e diretor de Universidade de Nottingham, David Salt; membros do Conselho Estadual de Segurança Alimentar da Bahia (Consea-BA) e representantes da CAR.

O evento tem como objetivo promover o diálogo e o intercâmbio de experiências e projetos, com enfoque especial na segurança alimentar, superação da pobreza extrema e gestão sustentável dos recursos naturais. Na oportunidade, a superintendente de Inclusão e Segurança Alimentar da SJDHDS, Rose Pondé, apresentou dados sobre o funcionamento e efetividade dos Restaurantes Populares (RPs) na redução de insegurança alimentar e nutricional no Estado.

“A Bahia tem uma posição de vanguarda nas políticas de segurança alimentar e nossa relação é sempre muito afinada com as ações desenvolvidas e defendidas pela FAO. Estamos muito satisfeitos em poder ouvir e compartilhar experiências exitosas, a exemplo dos Restaurantes Populares, que além de servir quase 5 mil refeições por dia a pessoas em situação de vulnerabilidade, tem foco na oferta de alimentação balanceada e com base agroecológica, integrando as das políticas públicas da agricultura familiar e de acesso a alimentação”, pontuou a superintendente.

Representando a agricultura familiar da Bahia, José da Cruz, presidente da Associação Comunitária Abrinco, localizada em Maragogipe, falou sobre a importância do apoio do governo, por meio do Bahia Produtiva, para os pequenos produtores da agricultura familiar.

“Todo suporte tem sido muito importante para nós, conseguimos aumentar a nossa produção, agregar valor, e o suporte técnico é fundamental para aprimorar a administração. Com as mudanças, garantimos a renda de 75 famílias e fortalecemos a importância do consumo dos produtos da agricultura familiar”, afirma o agricultor.

Após a apresentação, os representantes puderam conhecer e almoçar no Restaurante Popular. O consultor Regional de Sistemas Alimentares e Sistemas Públicos de Abastecimento e Comercialização de Alimentos da FAO no Equador, David Torres, aprovou o cardápio e destacou que o encontro tem sido muito proveitoso no intercâmbio de experiências que fortalecem o desenvolvimento sustentável, as cadeias produtivas e a segurança nutricional da população.

“Esse momento é essencial para conhecermos de perto experiências que dão certo e para promover informação, no sentido dos países fazerem adequação às suas políticas a estes modelos. Tem sido um ponto forte ouvir e compartilhar sobre possibilidades concretas de aprimorar e planejar as nossas ações sob novas perspectivas”, destacou Torres.

Após o almoço, em ato simbólico, os representantes da FAO pagaram pelo valor total do almoço, sendo revertidos em 108 fichas de refeições que foram distribuídas gratuitamente. Os RPs oferecem no total 4.945 refeições diárias, comercializadas por R$ 1,00, destinadas para trabalhadores formais e informais de baixa renda, desempregados, estudantes, aposentados, gestantes, moradores em situação de rua e famílias em situação de risco de insegurança alimentar e nutricional e vulnerabilidade social. Crianças até cinco anos não pagam.