Quem usa Gás Natural Veicular pode economizar no IPVA 2020

 
 
Texto de Natália Figueiredo

Veículos convertidos para gás natural veicular até dezembro de 2019 poderão usufruir de uma redução de 45% a 54% na alíquota do IPVA 2020

 

A redução no imposto sobre a propriedade de veículos automotores, o IPVA, concedida aos veículos movidos a gás natural veicular (GNV) em Alagoas, é uma das vantagens para os motoristas que utilizam o GNV como combustível. Para garantir o desconto na alíquota do IPVA 2020, esta é a última chance para aderir ao gás natural veicular.

 

De acordo com a Instrução Normativa Nº 22/2018 da Sefaz/AL, quem usa GNV passa a ter uma alíquota de apenas 1,5% do valor do seu veículo e chega a economizar entre 45% e 54% no valor do IPVA, a depender da potência do carro. O gerente comercial da Algás, Fabio Sousa, explica que os consumidores que adquirirem o kit GNV ainda esse ano contarão com a redução no IPVA de 2020.

 

“Estamos nos encaminhando para o fim do ciclo de 2019 e, com a adaptação do veículo para o gás natural veicular, após toda a legalização via Detran/AL, o proprietário garantirá o desconto no imposto do ano de 2020”, esclarece o gerente.

 

Para a distribuidora de gás natural de Alagoas, a Algás, outro aspecto que provoca ainda mais economia é custo do quilômetro rodado com GNV em comparação à gasolina e ao etanol. Nos postos de combustíveis de Maceió, segundo o levantamento feito na última semana pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP),  o gás natural se mostra 35% mais em conta que a gasolina e 41% mais econômico que o etanol.

 

Como instalar o GNV

Para realizar a instalação do kit GNV no seu veículo basta buscar por uma oficina credenciada pelo Inmetro. Esse critério é indispensável para garantir a confiabilidade e segurança do kit, seguindo todas as normas estabelecidas para o segmento. A lista das oficinas e dos postos com gás natural em Alagoas pode ser conferida no site oficial da Algás: algas.com.br/gnv.