Psicólogos da Alese realizam palestra sobre saúde mental no auditório Francisco Passos

 
 
Fonte: Assembleia Legislativa de Sergipe

Para alertar sobre a importância de cuidar da saúde mental e facilitar ao máximo a compreensão sobre os processos que envolvem não só a mente, mas também o corpo, os psicólogos da Alese, Lucas Magalhães e Ronaldo Rodrigues apresentarão a palestra “Cuidados com a saúde mental”, na próxima terça-feira (28) no auditório Deputado Francisco Passos da Escola do Legislativo, para servidores e população em geral. O evento começará às 8h.

A atividade faz parte da campanha Janeiro Branco da Alese, instituído pela Lei nº 8.257/2017 de iniciativa da ex-deputada Ana Lúcia (PT/SE). O mês é dedicado à realização de ações educativas para a difusão da importância da prevenção da saúde mental. A faxada da Assembleia está com a iluminação branca em alusão à campanha.

Entre os convidados da palestra também está o presidente do Sindicato dos Servidores da Alese (Sindalese) Antônio Geraldo, e a porta-voz voluntária do Centro de Valorização da Vida (CVV Sergipe) Silvia Maria Aquino.

Os psicólogos vão tratar de dois assuntos: práticas de saúde mental no ambiente de trabalho e a depressão. O psicólogo Lucas Magalhães traz uma abordagem sobre questões de prevenção. “É importante prestar atenção nos sentimentos e emoções, e como a gente se relaciona com as outras pessoas. Isso só é possível em um processo de conscientização sobre a nossa conduta diária”, explica Magalhães.

A depressão é considerada o “Mal do século XXI” e pode acontecer por diversos motivos, como o luto, depressão química ou até uma separação amorosa. O psicólogo Ronaldo Rodrigues diz que as pessoas confundem essa doença psicológica com o sentimento de tristeza, e somente com um diagnóstico é possível determinar as condições da pessoa. “A pessoa que sofre desta doença psicológica passa por um conflito de vida e imagina que sua vida não tem mais valor. Um sintoma da depressão, por exemplo, é a perda da coloração da pupila do olho”, acrescenta Rodrigues.