Projeto Conhecendo a Assembleia de Perto: estudantes do Cabo participam de Aula de Cidadania

 
 
 JORNAL NORDESTE com Assembleia Legislativa de Pernambuco.

A Casa de Joaquim Nabuco recebeu, nesta quinta (5), a visita de alunos do 3º ano da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Senador Francisco Pessoa de Queiroz, localizada no Cabo de Santo Agostinho (Região Metropolitana do Recife). Os 38 estudantes participaram do Projeto Conhecendo a Assembleia de Perto e, entre as atividades, assistiram à Reunião Plenária e a uma Aula de Cidadania.

A autora do convite, deputada Fabíola Cabral (PP), destacou, em pronunciamento na tribuna, a importância de os jovens conhecerem melhor as atribuições dos parlamentares estaduais. “A Alepe tem o privilégio de receber estes estudantes. Só por meio da política é possível mudar a vida das pessoas e, para isso, é fundamental que haja cada vez mais participação popular”, disse.

Fabíola Cabral também abordou o papel do Parlamento Estadual na destinação dos recursos públicos e na fiscalização do Poder Executivo. A deputada ainda explicou o que podem ou não fazer os deputados, dentro de suas competências. “Sintam-se muito bem-vindos à Casa, afinal de contas, ela é de todos os pernambucanos”, concluiu.

Professora de Português, Débora de Assis considerou o evento de “extrema importância”. “Os alunos puderam conhecer um pouquinho da história do Estado, além de saber onde as leis que os beneficiam são criadas. Isso tirou um pouco do misticismo de que este é um espaço intocável e a gente não tem acesso aos políticos. Eles vão se lembrar para sempre dessa experiência”, acredita.

A estudante Duanny Araújo, 17 anos, também afirmou estar satisfeita com a oportunidade. “Ao vir aqui conhecer o espaço e nossos direitos, nós podemos nos tornar jovens politizados, conscientes e construtores da nossa própria história e do nosso futuro”, expressou.

No Plenário, a escola foi presenteada com livros sobre Luiz Gonzaga (“O Matuto que Conquistou o Mundo” e “A Luz dos Sertões”) e obras sobre o Museu Palácio Joaquim Nabuco e o patrono da Assembleia Legislativa de Pernambuco.