Pernambucano Chico Science - O eterno mangueboy

 
 
| redacao@jornalnordeste.com.br | Com informações da EBC.

Foi no dia 2 de fevereiro, do ano de 1997, que o cantor e compositor pernambucano Francisco de Assis França - mais conhecido como Chico Science - faleceu, com apenas 30 anos, em decorrência de um acidente automobilístico. Iniciador do movimento Mangue Beat, o elétrico Chico Science, com a sua banda Nação Zumbi, tiveram uma grande ascensão em pouco tempo de carreira - fato que os fez participar de turnês mundiais nos anos 1990. 

Com influências musicais bem distintas, o movimento Mangue Beat resgatava ritmos próprios da cultura pernambucana, além de trazer uma forte crítica social. Nesse contexto, após a escrita do manifesto do movimento, em 1991, o reconhecimento da Nação Zumbi e de Chico Science veio primeiramente do exterior, sendo ignorado por grande parte das rádios brasileiras da época por se tratar de uma música “regional”. O memorável disco Da Lama ao Caos, por exemplo, teve repercussão mundial, com prensagens nos Estados Unidos, Europa e Japão. Em 1996, o lançamento do segundo disco, Afrociberdelia, projetou Chico Science & Nação Zumbi definitivamente para o mundo. 

Os veículos da EBC publicaram conteúdos especiais sobre Chico Science em 2016, quando o pernambucano completaria 50 anos. A matéria Chico Science: 50 anos, detalha quem foi Francisco de Assis França, sua carreira internacional e como ela influenciou sua última obra em vida: o disco Afrociberdelia (comentada faixa a faixa pelo próprio cantor), além de detalhes do manifesto do movimento Mangue Beat. 

CLIQUE AQUI - Para ver a matéria Chico Science: 50 anos