Paulista, Assembleia acompanha ações do programa federal Em Frente Brasil

 
 
Alepe

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eriberto Medeiros (PP), participou, na manhã desta segunda (21), de evento para apresentar as ações iniciais do programa federal Em Frente Brasil, de enfrentamento à criminalidade violenta, em Paulista, Região Metropolitana do Recife (RMR). O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, visitou a localidade, acompanhado pelo prefeito da cidade, Júnior Matuto, além de representantes dos Poderes Executivo e Judiciário, além do Ministério Público Estadual e órgãos ligados à segurança.

Com o foco em medidas integradas e na prevenção, a iniciativa tem a participação das Polícias Federal, Militar, Civil e Científica, além da Força Nacional e de órgãos como a Polícia Rodoviária Federal e a Guarda Municipal. Inicialmente, está sendo desenvolvida de forma experimental em cinco municípios – um por região do País, entre os quais Paulista –, em moldes semelhantes ao Pacto pela Vida, do Governo do Estado.

Para Eriberto Medeiros, assim como nas ações estaduais, o Legislativo acompanha o programa federal e pode também dar sua contribuição. “O Governo do Estado tem enviado proposições à Assembleia, que as tem aperfeiçoado e aprovado. Precisamos observar atentamente para que estejamos aptos a analisar todas as políticas públicas”, pontuou. Em sua fala, o governador Paulo Câmara historiou ações do Pacto pela Vida, iniciado em 2007, destacando que a iniciativa hoje apresenta redução do número de homicídios no Estado por 22 meses seguidos. “Os resultados podem ser ainda mais satisfatórios com as ações integradas com a União”, acredita.

Por sua vez, o ministro Sérgio Moro enfatizou que, mesmo antes de assumir o cargo, sentia a necessidade de ações mais integradas em áreas como as de dados, inteligência e planejamento para um melhor combate à violência. Ele também ressaltou que a presença dos cem integrantes da Força Nacional em Paulista, prevista para se encerrar em dezembro, pode ser prorrogada. “A ideia do Em Frente Brasil é ter uma postura mais proativa, não esperar crise de segurança, mas sim agir, estar perto do cidadão, para reduzir a criminalidade”, disse.

A comitiva também esteve na Escola de Referência em Ensino Médio Professor Arnaldo Carneiro Leão, onde foram entregues certificados a alunos que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), e no Centro Integrado de Segurança (CIS), uma área de monitoramento com 66 câmeras de vídeo em pontos de muita movimentação na cidade.