Parlamentares participam de inauguração do Hospital da Mulher

 
 
Assembleia Legislativa de Alagoas

O domingo, 29, foi de inauguração do Hospital da Mulher Dra. Nise da Silveira, com a presença de 15 deputados estaduais, da bancada federal e de toda a estrutura do governo estadual. Localizada no bairro do Poço, ao lado da Maternidade Escola Santa Mônica, a obra custou R$ 30,8 milhões, conta com 127 leitos e tem capacidade de realizar seis mil atendimentos por mês.“Esta é uma obra para humanizar, para tratar melhor as mulheres. O Governo do Estado dá um exemplo ao Brasil porque, em meio à crise nacional, faz parecer simples um feito maravilhoso como este”, declarou durante a cerimônia o presidente do Legislativo, Marcelo Victor. O chefe do Parlamento ainda destacou que o Hospital da Mulher é fruto do ajuste fiscal e tributário solicitado pelo governador em 2015, logo que tomou posse, e que teve o apoio do presidente da época, Luiz Dantas, e de todos os parlamentares.

Em seguida, o governador do Estado, Renan Filho, ressaltou o trabalho da Assembleia Legislativa para que fosse possível inaugurar o primeiro hospital em 40 anos. “O apoio do Legislativo foi fundamental para que a gente pudesse agir rápido. Aqui, a gente termina a obra em três anos, compra os equipamentos e inaugura. Vamos entregar em um período de dois anos o Hospital Metropolitano, o Regional do Litoral Norte, em Porto Calvo, o da Zona da Mata e o do Alto Sertão. E aqui anuncio mais um, o Hospital da Criança, que fechará o maior ciclo de investimento em prédios para a Saúde.

O deputado Inácio Loiola (PDT) destacou que os hospitais também contam com recursos do Fundo de Erradicação e Combate à Pobreza (Fecoep), que também passou pela Assembleia Legislativa. “É um marco histórico e um modelo para nosso país”, declarou.

Na cerimônia, a deputada federal Tereza Nelma (PSDB) e o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor (SD), destacaram o papel da bancada feminina da Casa na luta pelas pautas de saúde da mulher, citando as deputadas estaduais presentes: Ângela Garrote (Progressistas), Cibele Moura (PSDB), Flavia Cavalcante (PRTB) e Jó Pereira (MDB), além da deputada Fátima Canuto (PRTB), que não pode estar presente, mas teve uma carta lida pelo presidente do Parlamento.
O governador do estado Renan Filho também agradeceu os deputados Dudu Ronalsa (PSDB), Francisco Tenório (PMN), Galba Novaes (MDB), Gilvan Barros Filho (PSD), Inácio Loiola (PDT), Jairzinho Lira (PRTB), Léo Loureiro (Progressistas), Marcelo Beltrão (MDB), Paulo Dantas (MDB) e Sílvio Camelo (PV).

Aberto à população
O Hospital da Mulher já estará aberto à população nesta segunda-feira, com os serviços de obstetrícia, puerpério, endocrinologia, ginecologia, colposcopia, mastologia, cardiologia, anestesia e cirurgia ginecológica. Uma equipe interdisciplinar e multiprofissional fará o atendimento nos ambulatórios de ginecologia, colposcopia, cirurgia ginecológica, planejamento familiar, mastologia, anestesia, psicologia, otorrino, cardiopediatria, infectologia, nutrição, pediatria, proctologia, neonatologia, psiquiatria, fonoaudiologia e obstetrícia. Também integram a equipe de biomédicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, de radiologia e de laboratório.

O hospital conta com salas de observação obstétrica, um Centro de Parto Normal, internação ginecológica e obstétrica, e Unidades de Cuidados Intermediários (UCI). Além disso, o prédio conta com diversas enfermarias, lactário, ginecologia infanto puberal e salas de vacina, de coleta de exames laboratoriais e de curativos.