Pablo Santos destaca inauguração de ambulatório no HGV para pacientes trans

 
 
Fonte: ALPI

O deputado estadual Pablo Santos participou da  inauguração na manhã de quarta-feira (29), do ambulatório de Saúde Integral da População Trans “Makelly Castro”, que funciona no Ambulatório Azul do Hospital Getúlio Vargas (HGV), no Centro de Teresina. O novo ambulatório do HGV vai atender exclusivamente pacientes travestis e transsexuais que necessitam de terapia.

Pablo Santos afirmou que o Hospital Getúlio Vargas abre um novo serviço para atender a população trans, que passa a dispor de um acompanhamento multidisciplinar com urologistas, ginecologistas, endocrinologistas, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros.

O Governo do Estado, segundo o deputado, tem investido maciçamente em políticas de saúde, sempre preocupado em atender com qualidade as pessoas que utilizam o sistema único.

“Ficamos felizes em contribuir com abertura de novos serviços, sempre pensando em primeiro lugar no povo. Novas obras virão! Parabéns aos trans, tenham o meu respeito e com certeza terão atendimento merecido e com grande capacidade técnica”, desejou o deputado.


O ambulatório

Com uma equipe multidisciplinar formada por endocrinologista, ginecologista, urologista, psicólogo e assistente social, o Ambulatório Trans do HGV vai realizar atendimentos de segunda a sexta-feira, a pacientes regulados das UBS's, encaminhados após consulta com um clínico geral.

O diretor-geral do HGV, médico Gilberto Albuquerque, acrescenta que o novo espaço vai proporcionar mais qualidade no atendimento a travestis e transsexuais.

"É um projeto que já vinha em discussão há muito tempo no Governo do Estado e que agora efetivamente estamos colocando em prática.", ressalta.

O presidente da Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh), Welton Bandeira, destacou que o ambulatório era uma reivindicação antiga dos travestis e transsexuais, que não dispunha de um ambiente voltado especificamente para atendê-los de forma integral.

"É importante que essa parcela da comunidade tenha um acolhimento especializado e mais apropriado, para dispor de melhor qualidade durante o tratamento e respectivamente, mais comodidade e conveniência. Vai elevar a autoestima e proporcionar um bem estar a esses pacientes".