Museu Nacional da República recebe novo Coordenador

 
 

Nesta segunda-feira o Secretário de Cultura Adão Cândido recebeu o novo Coordenador do Museu Nacional da República, Charles Cosac.  Durante visita ao equipamento cultural, o secretário apresentou a equipe e instalações que estarão sob sua responsabilidade.

Empresário e editor, Charles Cosac é carioca, com formação em teoria e história da arte, e estudos na Inglaterra e Rússia. Fundador da editora Cosac Naify, no último ano esteve na direção da Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo.

Segundo o Secretário é possível tornar os equipamentos culturais do DF autossuficientes, gerando renda que seja revertida para os próprios espaços. “Os desafios são muitos, mas buscaremos formas de atingir esse objetivo. A possibilidade legal de utilizarmos a lei Rouanet para constituir fundos patrimoniais é uma das ferramentas que iremos utilizar para dar sustentabilidade aos equipamentos, aliviando o orçamento público”, afirma.

O novo Coordenador do museu irá iniciar o trabalho pelo estudo detalhado do acervo e a partir disso irá montar o seu projeto para instituição. A coordenação deste espaço é uma grande responsabilidade, pois além de ser um bem material tombado como Patrimônio Cultural do Distrito Federal, o Museu Nacional é o equipamento público cultural mais visitado do Distrito Federal.

Cosac afirma que irá trabalhar para que o MuN se torne uma referência no âmbito nacional em arte moderna e contemporânea. “Toda galeria é elitizada e intimida, mas essa não é a natureza do museu, o nosso trabalho aqui é convidar as pessoas para entrarem”, conclui.

Colecionador de arte sacra, Charles Cosac já recebeu diversos prêmios nacionais, tanto pela editora Cosac Naify, como pelo trabalho individual de curadoria e em outras áreas da cultura. No âmbito internacional já foi premiado com a comenda da Ordem das Artes e Letras, condecoração do Ministério da Cultura da França.

Fonte: Secretaria de Cultura do GDF