Moradores destacam capacidade de resistência e reinvenção da Cidade de Fortaleza

 
 
Da Redação com informações da Prefeitura.

- Diante das adversidades trazidas pela pandemia, os fortalezenses renovam a esperança em dias melhores.-
No aniversário de 295 anos de Fortaleza, o depoimento de mulheres e homens que, mesmo diante do momento difícil causado pela pandemia que afeta a vida de toda a população, reafirmam o caráter, a determinação e a capacidade de se reinventar dos moradores da cidade. Porque o nome não nega: somos fortaleza.

Karla Manoela dos Santos Rodrigues - visitadora do Programa Cresça com seu Filho/Criança Feliz

Visitadora do Programa Cresça com Seu Filho/Criança Feliz, Karla Manoela dos Santos Rodrigues, também Agente Comunitária de Saúde (ACS) do município, realiza todo um trabalho de apoio às famílias situação de vulnerabilidade social e econômica, para que essas promovam o desenvolvimento integral de suas crianças no período da gestação aos três anos de idade.

Com a ocasião da Covid-19, foi preciso adotar boas práticas de higiene pessoal e de objetos compartilhados com as crianças, além de e cuidados essenciais como uso de máscaras, trocas de roupas, e orientar à família para dar continuidade às atividades propostas pelo Programa, de forma a ajudar as crianças a se desenvolverem melhor e fortalecer ainda mais o vínculo familiar, principalmente nesse momento de pandemia.

Neste aniversário de 295 anos de Fortaleza, Karla Manoela enfatiza que os cuidados são necessários, porém fazem parte de boas práticas para preservar vidas. “Neste momento tão difícil, quero deixar a mensagem de que tudo isso vai passar. Logo, logo, estaremos juntos. Vamos ter fé, perseverar em oração, que tudo isso vai passar”, disse.

Ana Neri Dutra - enfermeira do IJF

Enfermeira do Instituto Dr. José Frota há 27 anos, Ana Neri Dutra sabe bem quais são todos os estágios do enfrentamento à Covid-19. Em março de 2020, contraiu o vírus e chegou a ficar 19 dias internada na UTI.

Felizmente, foi muito bem atendida e se recuperou sem nenhuma sequela .Hoje, segue atuando na linha de frente para curar os fortalezenses que estão sendo acometidos por esta pandemia.

"Hoje vivemos um momento muito difícil, e agora entendo o que muitas pessoas passaram, já que na primeira onda estava em convalescença. Muitas vezes, as pessoas não acreditam na gravidade. Os cuidados são necessários e é tudo uma guerra, uma luta. Precisamos lutar pela sobrevivência e acreditar que vamos vencer. E assim, seguir em frente", afirmou a profissional da saúde que cuida dos fortalezenses não somente neste 13 de abril, mas diariamente.

Waldonys - músico

O músico Waldonys já declarou seu amor pela cidade de Fortaleza em letras, melodias e canções. Como diz em sua conhecida poesia, "Fortaleza, portal da beleza, a minha riqueza é viver aqui. Aqui é o melhor lugar do mundo". E em tempos de pandemia, o artista divide seus votos de esperança.

"No dia do aniversário da minha, da nossa Cidade, eu me uno a vocês, nesta corrente positiva, para que tudo isso passe o mais rápido possível. Tenhamos fé. Eu tenho certeza de que vai passar. Não percamos jamais o nosso foco, a nossa esperança", destacou.

Para o cantor, o mundo está passando por um momento muito diferente de tudo o que já passou. "Nós precisamos fortalecer muito a nossa imunidade e a nossa humanidade. Está sendo um período em que estamos vendo muitas doações, as pessoas estão se ajudando. O momento é delicado, mas não percamos a fé, que é ela que move montanhas", disse.

Hermínia Azevedo - professora do Centro de Educação Infantil José Sobreira de Amorim

“Junto à sombra dos muros do forte, a pequena semente nasceu. Em redor, para a glória do norte, a cidade sorrindo cresceu”. Essa é uma parte do hino da cidade de Fortaleza destacada pela professora do Centro de Educação Infantil José Sobreira de Amorim, Hermínia Azevedo. Para ela, assim como a cidade fez seus cidadãos crescerem junto à sombra dos muros do forte, é preciso fazer valer a essência da história, que diferencia Fortaleza das outras cidades.

"Fortaleza nasceu, ao redor deste forte de Nossa Senhora de Assunção, pela necessidade de resistir aos invasores. Temos nossa história marcada pela força e pela resistência. Neste momento tão difícil, em que a gente precisa lutar contra um vírus, um inimigo invisível, vamos nos valer desta fortaleza que nós, moradores desta Fortaleza, temos. Neste momento, em que os nossos guerreiros e guerreiras lutam diretamente nas trincheiras, os profissionais da segurança estão nas ruas, os trabalhadores da saúde estão nos hospitais, nos postos de saúde, zelando pela nossa segurança e tentando garantir a saúde dos nossos irmãos doentes. Por isso, devemos ficar em casa", ressaltou.

Para a professora, ficar em casa é também lutar para que a nossa Cidade possa de novo crescer com alegria. Uma forma de se proteger contra o invasor é usar máscara, álcool gel e distanciamento social, para que Fortaleza seja revivida com alegria, esperança e paz. "A Cidade são as pessoas, são as lembranças, são os cuidados com o outro, são as memórias afetivas", completou.

Karla Karenina - atriz e diretora no Teatro São José

A atriz, humorista, cantora, escritora e professora teatral cearense Karla Karenina, é a atual diretora do Teatro São José, importante e tradicional equipamento cultural da Cidade de Fortaleza.

O equipamento foi fundado em 1914 como opção de lazer e cultura por e para operários do Círculo de Trabalhadores Cristãos Autônomos da Capital, e é, atualmente, um bem tombado pelo município, reinaugurado pela Prefeitura 2018 e cuja história se confunde com a da própria Cidade, que aniversaria neste 13 de abril.

Karla Karenina deixou seu recado para mais um ciclo completo em Fortaleza. "Vivemos tempos difíceis, mas a fé e a esperança de que tudo isso irá passar nos fortalece. Devemos acreditar que, em breve, estaremos com nossos familiares e amigos, abraçando quem a gente ama, no nosso trabalho. Tudo isso nos faz crer em dias melhores", declarou.

Adelson Viana - músico

Para o músico Adelson Viana (foto), os tempos de pandemia irão passar e dias melhores serão vividos. Essa é a mensagem dele para todos os fortalezenses no aniversário da cidade.

"Que tenhamos responsabilidade, cuidado com a saúde, amor ao nosso próximo. Desejo muita saúde, paz, proteção a todos nós e aos nossos familiares. Vai dar certo. Se você quer ajudar, que tal sorrir para começar? Vai dar certo. Se a gente der as mãos, fica mais fácil caminhar. Vai dar certo", desejou.