Ministro da Cidadania autoriza início de obras em sítio histórico de São Miguel das Missões (RS)

 
 

O turismo na região do Sítio Arqueológico São Miguel Arcanjo, localizado no município de São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul, recebe relevante contribuição do governo federal, nesta sexta (8). Isso porque será assinada, no local, a ordem de serviço que autoriza o início das obras de requalificação urbanística do entorno do sítio, patrimônio do Brasil e da Humanidade. Serão investidos, na primeira etapa da obra, R$ 3,05 milhões, por meio do PAC Cidades Históricas. O evento será prestigiado pelo ministro da Cidadania, Osmar Terra, e pela presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa. Vinculado ao Ministério da Cidadania, o Iphan administra a linha do PAC que investe em municípios com bens tombados.

Os benefícios das obras para os turistas e moradores locais serão transformadores. Entre as melhorias previstas, estão um novo pavimento de pedra, ciclovias com pavimento rígido, calçadas com pavimento em concreto e telas de aço, acessibilidade, trilhas, paisagismo e a requalificação de três praças. A melhoria da infraestrutura urbana do entorno do sítio tombado irá, consequentemente, melhorar as condições de habitabilidade, drenagem e tráfego.

Tombado como Patrimônio Cultural pelo Iphan, em 1938, e declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1983, São Miguel Arcanjo é um dos principais vestígios do período das Missões Jesuíticas dos Guarani em todo o mundo. Os vestígios materiais existentes no sítio – corpo principal da igreja, campanário e sacristia, partes das construções conventuais, fundações e bases das habitações indígenas, praça, horto, canalizações pluviais, objetos sacros – expressam o modelo de ocupação territorial permeado pela interação e troca cultural entre os povos nativos e os missionários europeus.

A construção da Igreja de São Miguel demorou dez anos para ser concluída e o projeto foi inspirado na Igreja de Gesú, em Roma, e atribuído ao arquiteto jesuíta Gian Battista Primolli.

O projeto integrava uma rica e colorida ornamentação interna, formada por entalhes, pinturas e esculturas com inúmeros motivos sacros. O sítio de São Miguel Arcanjo integra o Parque Histórico Nacional das Missões, composto ainda pelos sítios arqueológicos de São Lourenço Mártir, São Nicolau e São João Batista.

Além de São Miguel das Missões, o PAC prevê investimentos em outras três cidades do Rio Grande do Sul – Porto Alegre, Pelotas e Jaguarão -, totalizando R$ 154,43 milhões em 29 obras.


Patrimônio do Mercosul

Na presença do ministro da Cidadania, o povo Guarani também receberá, na sexta (8), o certificado da Tava como Patrimônio Cultural do Mercosul. Lugar de referência para a memória e a identidade do povo Guarani, a Tava, localizada na área que corresponde ao Sítio Histórico de São Miguel Arcanjo, foi construída e habitada pelos ancestrais deste povo indígena. O lugar sagrado foi reconhecido como patrimônio da região no XVII Encontro da Comissão do Patrimônio Cultural do MERCOSUL, ocorrido em outubro de 2018, em Montevidéu (Uruguai).

A titulação significa o reconhecimento da presença ancestral dos Guarani no território Yvy Rupá, que hoje integra o Brasil, a Argentina e o Paraguai. Para os Guarani, os países reúnem uma grande rede étnica formada por aldeias, caminhos e locais sagrados. Transitar livremente por esse território, como fizeram seus ancestrais, é um dos fundamentos que os indígenas desejam preservar. A Tava também é registrada como Patrimônio Cultural do Brasil, pelo Iphan.

O evento de entrega do certificado internacional ainda contará com a presença de representantes do povo Guarani e da coordenadora-executiva da Comissão de Patrimônio Cultural do Mercosul, Gabriela Gallardo.


Turismo Cultural

Na manhã desta quinta (7), o ministro da Cidadania lançou, em Porto Alegre, a campanha “Patrimônio Cultural do Sul: Turismo Cultural como ativo para o desenvolvimento de cidades históricas”, promovida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), vinculado ao Ministério da Cidadania.

Na ocasião, foi apresentado um calendário de atividades e eventos a serem realizados pelo Iphan no Rio Grande do Sul, em 2019. Entre eles, está a entrega do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, prevista para outubro, em Porto Alegre. Outra ação prevista pelo Iphan é o lançamento da mais recente edição da Revista do Patrimônio, uma das publicações institucionais mais antigas e respeitadas do País, editada desde 1937.

A região ainda vai receber o Seminário Internacional Patrimônio + Turismo, que compartilha experiências exitosas de integração entre as duas áreas; e a Reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural. O conselho é o órgão colegiado de decisão máxima do Iphan, responsável pelo exame, apreciação e decisões relacionadas à proteção do Patrimônio Cultural Brasileiro.

Todos os anos, o Iphan escolhe um estado brasileiro para sediar esse calendário de eventos e debates sobre o patrimônio cultural do País. Em 2019, o Rio Grande do Sul foi o escolhido.

Fonte: Sec. Especial da Cultura