Medalhistas da Olimpíada Nacional em História são homenageados na AL

 
 
Agência de Notícias da Assembleia Legislativa

Estudantes, professores, coordenadores e diretores de escolas foram homenageados nesta segunda-feira (21/10), durante sessão solene na Assembleia Legislativa que celebrou os estudantes cearenses que conquistaram medalhas na 11ª Olimpíada Nacional em História do Brasil.
Um total de 41 alunos e 16 profissionais de educação de oito colégios do Ceará foram homenageados durante a sessão, que atendeu a requerimento da deputada Augusta Brito (PCdoB), subscrito pelo deputado Carlos Felipe (PCdoB).

Para a deputada Augusta Brito, as medalhas conquistadas pelos estudantes são representativas não só para eles, mas também para o Ceará e para os nordestinos. “Num momento em que há retrocesso, educação atacada direta e indiretamente, a gente vê essa iniciativa e coragem de vocês. As medalhas significam muito a força nordestina”, destacou. A parlamentar afirmou ainda que é importante valorizar a História e dar espaço também para participação das mulheres na história do País, que nem sempre é contada nos livros.

O presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, deputado Queiroz Filho (PDT), enfatizou que “ter conhecimento da história do país e do mundo é primordial. É importante estudar o passado para que se consiga projetar o futuro. É através da educação de qualidade que a gente vai efetivamente mudar os rumos do país”. Ele lembrou da importância da atuação dos pais e professores e do papel deles para incentivar os estudantes. “Os cearenses ficam muito orgulhosos de vocês”, concluiu o parlamentar.

O diretor da Escola de Ensino Médio César Cals, Eliseu Paiva Rodrigues, ressaltou a conquista de uma escola pública e reconheceu o esforço dos alunos e da equipe de professores. Para o diretor, as escolas estaduais do Ceará ainda serão reconhecidas como as melhores do Brasil. “Nós somos um povo de luta e que acredita na Educação”, ressaltou.

O representante do Colégio Farias Brito, Dawison Ponceano Sampaio, dedicou sua fala a todos os professores e afirmou que “os nossos verdadeiros influenciadores são os nossos professores”. Ele citou uma frase do professor Genuíno Sales, falecido em 2018, em referência à profissão, que dizia que “o importante não é o que eu faço, mas o que nós fazemos”

Um dos medalhistas homenageados, o estudante da Escola de Ensino Médio César Cals, Diogo Augusto, falou sobre a importância da conquista para a escola pública e sugeriu a criação de uma lei que garanta recursos para as passagens dos estudantes que participam das olimpíadas científicas e eventos acadêmicos. “Os professores enfrentam burocracia para conseguir as passagens e, às vezes, os estudantes não conseguem ir por não ter como pagar”, explicou.

Outra medalhista, a estudante Alexia Antero Campos, do Colégio Master, destacou que “todas as medalhistas estão representando a resistência feminina na história e no Brasil. Nós somos fortes, nós somos capazes. Vamos ocupar o papel que a gente merece”. Ela ressaltou a participação dos estudantes de escola públicas, agradeceu aos pais, aos colegas e professores, e “não desistam da educação. É isso que vai mudar nosso país”, aconselhou.

Durante a solenidade, foram entregues certificados em homenagem a estudantes, professores, coordenadores e diretores das escolas: Escola de Ensino Médio César Cals; Colégio Teleyos; Colégio Nossa Senhora das Graças; Colégio Master;  Colégio Master Sul; Gury Sênior; Colégio Farias Brito; Colégio 7 de Setembro; e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (Caucaia).

Estiveram presentes à solenidade o diretor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (Caucaia), Jefferson Queiroz Lima; diretora do colégio Nossa Senhora das Graças, Irmã Letícia Dias; diretor do Colégio 7 de Setembro, Henrique Colin de Soarez; diretora do Colégio Master, Deborah Costa Adrião; representante do Colégio Teleyos, Luzameire Aires