- MCTI realiza um ciclo de capacitações em Fotônica para as áreas de Indústria, Agronegócio, Telecomunicações e Saúde. Encontro online é voltado para professores, pesquisadores, bolsistas, engenheiros e técnicos interessados no assunto.-
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por intermédio do Sistema Nacional de Laboratórios de Fotônica (Sisfóton-MCTI), realiza neste mês de agosto, um ciclo de capacitações em Fotônica aplicada aos setores da Indústria, Agronegócio, Telecomunicações e Saúde.
Os treinamentos serão ministrados por professores e pesquisadores da própria rede de Laboratórios do Sisfóton: CPQD, CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear), EMBRAPA, SENAI, Universidade Federal do Espírito Santo, Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal de Pernambuco, Unicamp, UNESP e USP. Serão mais três encontros, das 14h às 17h30, nas seguintes datas:
14 de agosto - Capacitação Básica em Fotônica para Indústria (Inscrição até o dia 13 de agosto)
21 de agosto - Capacitação Básica em Fotônica para o Agronegócio (Inscrição até o dia 20 de agosto)
28 de agosto - Capacitação Básica em Fotônica para Telecomunicações (Inscrição até o dia 27 de agosto)
Os encontros são independentes e as inscrições podem ser realizadas por meio do e-mail lisisfoton@cpqd.com.br e o prazo final do cadastro é o dia anterior ao evento.
As capacitações são voltadas aos professores, pesquisadores, bolsistas, engenheiros e técnicos interessados no assunto, o programa consiste em treinamentos gratuitos e online, com três horas e meia de duração, nos quais serão apresentados os fundamentos, tecnologias, aplicações e resultados da fotônica aplicada em cada área específica, de forma online e ministrados por professores e pesquisadores da rede Sisfóton.
Segundo o coordenador-geral de Tecnologias Habilitadoras da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI, Felipe Silva Bellucci, as capacitações auxiliam a expandir a temática com os agentes envolvidos na área. “Ajudam a transbordar as capacidades técnicas que temos dentro dos laboratórios do Sistema Nacional de Laboratórios de Fotônica (Sisfóton-MCTI) para a sociedade, além de proporcionar capacitação gratuita para alunos, pesquisadores e profissionais”, enfatizou.
A primeira capacitação foi na área da Saúde e aconteceu no dia 7 de agosto. O curso foi ministrado pelos coordenadores e pesquisadores dos Laboratórios vinculados ao Sistema Nacional de Laboratórios de Fotônica – Sisfóton, e teve como objetivo a promoção e o desenvolvimento científico, tecnológico e econômico nessa área.
Bellucci explica que os benefícios da fotônica são amplos e impactam diferentes setores da indústria, especialmente a manufatura, comunicação, saúde e defesa.
“A fibra óptica, por exemplo, viabiliza as comunicações em altas taxas de transmissão, bem como vários tipos de sensores. Na área de saúde, a fotônica é empregada no auxílio a diagnósticos e em diversos tipos de cirurgias. Na indústria de transformação, o processamento a lasers é utilizado em manufatura aditiva, cortes, soldas, texturização de superfícies, tratamento térmico localizado e gravações em diferentes materiais. Já no agronegócio, a fotônica vem sendo aplicada em análise dos solos, na avaliação de pragas em plantações e de doenças em animais”, detalhou o coordenador do MCTI. Com MCTI| Foto:©MCTI-Divulgação|
Inscreva-se