Marcelo Beltrão comemora criação do Dia Estadual da Doação de Órgãos

 
 
Assembleia Legislativa de Alagoas

A sanção da lei nº 8.166/2019, que institui o 26 de setembro como o Dia Estadual do Doação de Órgão foi comemorada pelo deputado Marcelo Beltrão (MDB) durante a plenária desta quinta-feira. O parlamentar, que é o autor da matéria, disse que hoje é uma data muito importante no que diz respeito a salvar vidas. “O objetivo dessa lei é conscientizar as famílias. Precisamos alertar sobre a importância da doação. Em Alagoas o índice de recusa familiar, que era de 71%, caiu para 44%, mas precisamos avançar”, disse Beltrão.

O parlamentar prosseguiu informando que exsitem cerca de 500 alagoanos na fila de espera por um órgão. De acordo com ele 239 pessoas aguardam por transplante de córnea, uma por coração, e 207 esperam por um rim. Beltrão lembrou que no Brasil somente a família pode autorizar a doação de órgãos. “Se uma pessoa declara que é doador pode salvar até oito vidas”, disse. “Em Alagoas hoje realizamos transplante de córneas, coração e rins, e a secretaria de Estado da Saúde caminha para também realizar o transplante de fígado”, destacou o deputado. “Este ano, até julho, foram realizados 29 transplantes de córneas, quatro de coração e cinco de rins, aqui no Estado”, observou, Beltrão agradecendo aos seus pares pela aprovação da lei, que foi sancionada hoje.

O deputado informou ainda que os demais transplantes de órgãos que não são realizados em Alagoas vão para a fila de outros estados. “Daí a importância da Secretária da Saúde trazer para Alagoas mais uma opção de transplante. Diga sim, doe órgãos e salve vidas”, finalizou o parlamentar.