Kitty Lima reforça a importância da mulher na política

 
 
JORNAL NORDESTE | com Assessoria / Felipe Maceió.

Em sua participação no pequeno expediente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) desta terça-feira, 15, a vereadora Kitty Lima (REDE) falou da importância da PEC 134/2015, que prevê que o percentual de participação de mulheres no Legislativo aumente gradativamente nas três legislaturas subsequentes à promulgação da emenda.


“O texto propõe reservar 10% das cadeiras para as mulheres na primeira legislatura, 12% na segunda e16% na terceira. Esta é uma iniciativa para mudar a realidade machista que afugenta as mulheres da política. Nós, mulheres, deveríamos estar empenhadas cada vez mais a fazer parte dela”, explicou a vereadora.

Um levantamento realizado pela Inter-Parliamentary Union – uma associação dos legislativos nacionais de todo o mundo – revelou que, no Brasil, pouco mais de 10% dos deputados federais são mulheres. “A gente precisa que as mulheres se sintam confiantes para participarem da política, para integrar esse universo e ocupar as cadeiras da política, sejam elas nas Câmaras de Vereadores, Assembleias Legislativas ou no Congresso Nacional”, disse Kitty.


Ainda de acordo com o estudo, o Brasil ocupa a 154º lugar no ranking de 193 países sobre a participação feminina na política. Entre vereadores, os dados revelam que a média nacional é de uma mulher para sete vereadores homens. Em Sergipe, esse número é ainda mais atenuante: apenas uma mulher para cada 11 parlamentares homens. “Para se ter uma ideia, uma em cada oito candidatas não receberam um voto sequer nas eleições de 2016, o que sugere fraude de candidatura. Isto é, partidos incluem a participação de mulheres nas eleições apenas para cumprir porcentagem. Isso sem contar que muitos partidos disponibilizam menos recursos para as candidaturas femininas, isso é vergonhoso”, lamentou Kitty, que usou o partido REDE como exemplo de legenda que incentiva a participação feminina na política.

“Faço questão de dizer que no meu partido REDE isto jamais aconteceu. Todas as mulheres candidatas pela legenda correram atrás dos seus votos e foram bem votadas. Precisamos dar um basta a essa política mentirosa, lugar de mulher não é fazendo volume, mas sim participando efetivamente de todo o processo político”, pontuou.

Para a vereadora, o desempenho das duas únicas mulheres vereadoras na CMA serve como exemplo e estímulo para mais mulheres se interessarem pela política. “Aqui nesta Casa temos as vereadoras Kitty Lima e Emília Corrêa dando um show de atuação e trabalho árduo em prol de Aracaju e da sua população. Somos provas de que você mulher pode ocupar qualquer espaço na política e lugar por uma cidade, Estado e país melhor”, disse Kitty.