Jucepi troca experiências com entidades de registro empresarial latino-americanas

 
 
Repórter: Rodolfo Ribeiro

A presidente da Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi), Alzenir Porto, participou da assembleia anual da “Asociación de Registradores de América Latina y el Caribe” (Asorlac), nessa segunda-feira (25), na Cidade do Panamá, capital do Panamá. O encontro aconteceu na sede da Câmara de Comércio, Indústria e Agricultura do Panamá e reuniu representantes de registro empresarial da América Latina e Caribe.

A participação da Jucepi ocorreu no âmbito da missão da Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju) para representar o Brasil no encontro latino-americano. Na comitiva, estavam a presidente da Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa) e da Fenaju, Cilene Sabino e o Diretor do Departamento de Registro Empresarial e Integração (Drei), André Santa Cruz.

Segundo a presidente Alzenir Porto, no encontro, os participantes trocaram experiências sobre os sistemas de registros de empresas dos países do continente. “O diretor do Drei proferiu a palestra falando da experiência das juntas comerciais no Brasil para melhorar o ambiente de negócios. A Jucepi e a Jucepa estavam representando as demais juntas comerciais e as nossas experiências mostraram a força dos gestores comprometidos em fazer uma mudança para que fosse criado um ambiente de negócios bem mais seguro, mais célere e com os olhos voltados para o nosso usuário final que é o empresário, facilitando a vida dele para que possa abrir a empresa no menor tempo possível. Mostramos que o Brasil está bem avançado no registro de empresas e, principalmente, que as juntas comerciais são entidades parceiras dos empresários”, afirma a gestora.

A Asorlac é uma entidade sem fins lucrativos criada em 2010 na Conferência Internacional da Câmara de Comércio de Bogotá em cooperação com a “International Finance Corporation” (IFC).

A associação tem como objetivo promover e facilitar o intercâmbio de informação sobre os sistemas de registro dos países membros e fortalecer a competitividade do setor empresarial dos países latino-americanos e do Caribe.