ISOLDA FAZ REFERÊNCIA AOS 20 ANOS DA ARTICULAÇÃO DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO

 
 
assecom

O trabalho realizado pela Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA) e seus 20 anos foram temas do pronunciamento da deputada estadual Isolda Dantas (PT), durante sessão plenária desta quarta-feira (27), na Assembleia Legislativa. De acordo com a parlamentar, o trabalho realizado pela instituição alterou de forma significativa as políticas públicas direcionadas para o Semiárido Potiguar e a convivência com a seca.

“Essa rede conecta pessoas organizadas em entidades que atuam em todo o Semiárido defendendo os direitos dos povos e comunidades da região. As entidades que integram a ASA estão organizadas em fóruns e redes nos 10 estados que compõem o Semiárido Brasileiro (MG, BA, SE, AL, PE, PB, RN, CE, PI e MA)”, explicou Isolda.

Isolda Dantas esclareceu ainda que a ASA é uma rede que defende, propaga e põe em prática, inclusive através de políticas públicas, o projeto político da convivência com o Semiárido. É uma rede porque é formada por mais de três mil organizações da sociedade civil de distintas naturezas – sindicatos rurais, associações de agricultores e agricultoras, cooperativas, ONG´s, Oscip, etc.

“São 20 anos modificando cenários. Transformando vidas e ensinando a conviver com a seca, através de ações que minimizam os efeitos desse fenômeno meteorológico que tanto massacrou o povo nordestino”, complementou Isolda.

A parlamentar apresentou alguns números que justificam a referência feita à ASA na tribuna da Casa Legislativa. De acordo com Isolda, nesses 20 anos, foram construídas 67 mil cisternas de água para consumo, 9605 cisternas com água de produção, 500 cisternas nas escolas rurais, 1200 barreiros de trincheira, 61 tanque de pedra calçadão, casas de sementes, entre tantos outros elementos que ajudam a população da Zona Rural a conviver com o período de seca.

“A ASA nos mostra que é possível produzir mesmo no período de seca. Tenho muito orgulho de, aqui, parabenizar a Asa pelos seus 20 anos, que traz um legado de reconhecimento, dignidade e de eficiência. Vida longa à Asa. Vida longa à Asa Potiguar”, finalizou.