II Encontro Intercomunitário de Cultura reúne tradições regionais em Pacatuba

 
 
Ascom/ Seduc

Ao som do trio de pé de serra logo na entrada da escola, no compasso das apresentações folclóricos protagonizadas por alunos, rodas de capoeira e dos sabores das comidas típicas, o Colégio Estadual Nossa Senhora Santana, localizado no povoado Santana dos Frades, em Pacatuba, reuniu alunos, pais de alunos e a comunidade no entorno da escola numa uníssona socialização de experiências sobre as tradições dos nove estados nordestinos. 

 

Intitulado Encontro Intercomunitário de Cultura, a edição de 2019 foi a culminância dos trabalhos de pesquisas realizados em salas de aula, como forma de tornar mais atrativas as aulas expositivas e melhorar a percepção dos alunos quanto às tradições da região.

 

"Foi relevante para os alunos e comunidade local, devido ao fato de os temas serem trabalhados de acordo com as regiões do Brasil. Com material colocado em exposição, foi perceptível o quanto acrescentou positivamente na aprendizagem, introduzida em sala, e assim refletiu numa favorável culminância do evento, na qual os alunos, pais e demais visitantes puderam ler, observar e compreender cada exposição destacada por estandes", explicou Gilvânia Alcântara, professora de história e uma das organizadoras da mostra.

 

Elaine Cruz Silva, pedagoga do 3º ano, explicou que até fotos antigas de Pacatuba foram destacadas nos estandes, contando os fatos históricos da região. Também houve uma apresentação de reisado, uma das danças típicas da cultura popular, protagonizada pelos próprios alunos da escola.