Governo e oposição voltam a divergir sobre escolha de banco para empréstimo

 
 
Laryssa Saldanha - Edição: Katya D'Angelles

Nos pequenos avisos da sessão plenária desta quarta-feira (02) da Assembleia Legislativa, os deputados Franzé Silva (PT) e Gustavo Neiva (PSB) divergiram sobre a escolha do Banco Brasil Plural para a operação de crédito com o Governo do Piauí.


O deputado petista repercutiu uma matéria publicada em portal nacional que elencou os cinco bancos mais citados pela operação Lava Jato e criticou o discurso da oposição contra a escolha do Banco Brasil Plural  pelo Estado. “Na matéria divulgada pelo portal de notícias nacional UOL os bancos mais citados na Lava Jato são Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Santander. E aqui nesta Casa nós tivemos vários debates onde a oposição questiou a o banco que o Governo do Estado estava querendo realizar a operação de crédito e a grande preocupação era que esse banco não estivesse envolvido na Lava Jato. Então essa matéria joga por terra o discurso da oposição”, avaliou Franzé.


Em resposta, o líder da oposição Gustavo Neiva afirmou que no caso do Banco Brasil Plural, a denúncia foi feita pelo Sindicato dos Bancários do Estado de São Paulo e divulgada também em site nacional - O Antagonista -, acusando o banco de ter roubado o fundo de previdência da Caixa Econômica Federal. Neiva também rebateu Franzé Silva dizendo que o discurso da oposição tem fundamento para acontecer.

“O governador Wellington Dias faz parte do Sindicato dos Bancários e não fui eu que acusei o Banco Brasil Plural e sim os seus companheiros de Sindicato. Nós não estamos criando fatos, mas repercutindo fatos nacionais. A justificativa do Governo é que foram oferecidos melhores taxas e prazos, mas nem no Projeto e nem quando o secretário de Fazenda (Rafael Fonteles) veio a esta Casa, foram explicadas quais são essas taxas e prazos. Esse banco não tem idoneidade para emprestar dinheiro para o Piauí”, denunciou Gustavo Neiva.


Uespi – A deputada Teresa Britto (PV) também se pronunciou no pequeno expediente para agradecer aos colegas parlamentares pela aprovação, por unanimidade, do requerimento apresentado por ela solicitando a realização de uma audiência pública para discutir a situação da Universidade Estadual do Piauí. “Quero agradecer aos colegas pela aprovação e também aos alunos e professores da Uespi que me procuraram para apresentar esse requerimento. A nossa luta agora é para tornar a Uespi uma instituição que tenha autonomia financeira”, adiantou a parlamentar.