Governo do Ceará negocia parceria no ramo de achocolatados com embaixador da Bélgica

 
 
Ascom ViceGov

A vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, recebeu, na manhã desta sexta-feira (08), a visita do embaixador da Bélgica no Brasil, Patrick Hermann. O encontro aconteceu na sede da Vice-Governadoria e teve como pauta principal uma possível parceria no ramo de achocolatados.

O Ceará é o segundo estado de maior produção leiteira na região Nordeste. Também está desenvolvendo um projeto de plantação de cacau. O objetivo é trocar essas experiências e aprender a cultura belga de fazer chocolate, desenvolvendo a produção de achocolatados.

“O Ceará tem excedente na fabricação de leite. É um cenário muito propício para aprendermos com os belgas, especialistas na produção de chocolate. Também temos muito interesse em estreitar relacionamentos culturais e acadêmicos com a Bélgica”, disse a vice-governadora.

Na ocasião, ainda foram apresentados os índices de destaque o Ceará na educação, na produção de energia alternativa e plantação de rosas. Também foram mostradas iniciativas nas áreas de infraestrutura e turismo.

“O Ceará é um estado que vem se destacando em relação aos demais do Brasil. Prova disso é o equilíbrio financeiro e a boa gestão que vem apresentando. É uma relação que pode gerar ainda mais frutos”, disse o embaixador Patrick Hermann.

Também estiveram presentes na reunião o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Maia Junior; a secretaria executiva do Turismo, Denise Carra; o assessor especial para Assuntos Internacionais, César Ribeiro; o cônsul honorário da Bélgica no Brasil, Ricardo Bacelar; além do cônsul-geral da Bélgica no Rio de Janeiro, Jean-Paul Charlier.

Relações Comerciais
Ceará e Bélgica possuem uma forte relação comercial. Dentre os produtos exportados do Ceará para o país europeu estão: alcatrões de hulha, de linhita ou de turfa e outros alcatrões minerais; misturas de hidrocarbonetos aromáticos; ferro-silício; ceras vegetais; mangas frescas ou secas; mel natural; castanha de caju, fresca ou seca; entre outros.

Já entre os produtos importados pelo Ceará da Bélgica estão: Gasóleo (óleo diesel); outras gasolinas, exceto para aviação; metioninas; sulfato de potássio etc.