GE fecha contrato de U$ 100 milhões para ampliação de usina a gás natural no Maranhão

 
 
Sala de Imprensa GE

A GE Power, negócio que fornece produtos e serviços inovadores para o setor de geração de energia, assinou contrato estimado em U$ 100 milhões (cerca de 400 milhões de Reais) com a construtora Techint para o fornecimento de equipamentos para a usina Parnaíba V, no Maranhão.

“O acordo prevê o fechamento de ciclo da Usina Parnaíba I, com mudança da configuração da planta de ciclo-simples para o ciclo-combinado, constituindo a Usina Parnaíba V, que vai adicionar 385MW à capacidade de geração do parque termelétrico da Eneva no interior do Maranhão. Trata-se de um projeto de eficiência energética, uma vez que o aumento da capacidade não consumirá nenhuma molécula adicional de gás”, afirma Rafael Coitinho, gerente de engenharia da Eneva.

Segundo Daniel Meniuk, líder da GE Power para a América Latina, o fechamento de ciclo irá melhorar a eficiência da usina de Parnaíba I para até 58%. “A nova configuração da usina também poderá permitir a redução de emissões, quando comparadas ao modelo atual, graças ao potencial aumento da eficiência na geração da energia”, destaca.

Para a mudança na configuração da usina, a GE irá fornecer uma turbina a vapor modelo STF-D600, quatro caldeiras de recuperação de calor, um condensador e válvulas. A entrega dos equipamentos está planejada para o primeiro trimestre de 2021 e a instalação deve ser finalizada em setembro de 2022.

“O projeto é de extrema importância para o país, uma vez que ao elevar a eficiência da planta em até 20 pontos percentuais. A expectativa é que mais usinas termelétricas sejam contratadas nos próximos anos, acompanhando o crescimento das renováveis, e o gás natural representa a fonte confiável de energia para oferecer segurança e estabilidade à rede, em paralelo com fontes intermitentes”, destaca Daniel Meniuk.

A ampliação da UTE Parnaíba I reforça a posição da GE no maior projeto de energia independente privado do Brasil, com quase 2 GW de capacidade instalada de geração de gás natural operando com sete turbinas a gás de classe F da GE.

O Complexo Parnaíba, da Eneva, é um dos maiores parques térmicos de geração de energia a gás natural do país, sendo o primeiro empreendimento reservoir-to-wire (R2W). Com 1,4 GW de capacidade instalada, a geração do Complexo representa 11% da capacidade de geração térmica a gás do Brasil.

Sobre a GE Power
A GE Power é líder mundial no setor de energia, fornecendo equipamentos, soluções e serviços da geração ao consumo. Operando em mais de 180 países, nossa tecnologia produz um terço de toda a energia gerada no mundo, equipa 90% das concessionárias de energia e nosso software gerencia mais de 40% da energia do mundo. Por meio de inovação e de parceria contínua com nossos clientes, estamos desenvolvendo tecnologias para o futuro e melhorando as redes de energia das quais dependemos hoje. Para mais informações, visite www.ge.com/power e siga a GE Power no Twitter e no LinkedIn.


Sobre a Techint Engenharia e Construção
A Techint Engenharia e Construção é uma empresa que oferece serviços integrados de gestão de projetos, engenharia, fornecimento e construção em nível global, para grandes obras de infraestrutura. Faz parte do Grupo Techint, multinacional do setor industrial que tem origem na Itália e forte atuação na América Latina, empregando mais de 57 mil funcionários no mundo. Está há mais de 70 anos no Brasil, há 40 no mercado offshore e tem uma unidade especializada em offshore em Pontal do Paraná, onde construiu uma das maiores plataformas do Brasil, a P-76, que gerou mais de 5.000 empregos no pico da obra e contou com mais de 70% de mão de obra local.


Sobre a Eneva
A Eneva é uma companhia integrada de energia, com negócios complementares em geração de energia elétrica e exploração e produção de hidrocarbonetos. Seu modelo de negócios é centrado no Reservoir-to-Wire (R2W), geração térmica integrada aos campos produtores de gás natural, no interior do Maranhão. Com um parque térmico de 2,2 GW de capacidade instalada em operação, a Eneva equivale a 11% da capacidade térmica a gás natural instalada no País. Na parte de óleo e gás, é a maior operadora privada de gás natural do Brasil. A companhia opera mais de 40 mil km² de área na Bacia do Parnaíba, no Maranhão, área equivalente ao tamanho do Rio de Janeiro.