Garantia-safra repara perdas de produtores rurais

 
 
Secretária de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca de Sergipe

Seguro de renda mínima é destinado às famílias de agricultores de baixa renda

Estão abertas as inscrições para o Garantia-Safra, biênio 2021/2022. O seguro de renda mínima coordenado em Sergipe pelo governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) e destinado às famílias de agricultores de baixa renda, que vivem em municípios do Nordeste e do semiárido, é pago em forma de poupança, quando a seca ou o excesso de chuvas provoque a perda de pelo menos metade da produção. A fim de garantir que os agricultores já cadastrados e que estão com seu benefício bloqueado recebam o seguro, técnicos da Seagri estiveram em Poço Redondo, nesta quarta-feira, 29, para fazer a correção dos dados e prestar os esclarecimentos necessários aos beneficiários. O município do alto sertão sergipano pontua em primeiro lugar no número de adesões ao programa, com mais de 3.400 agricultores inscritos, e seguido por Porto da Folha e Gararu.   


Inscrições para nova safra até fevereiro

De acordo com a coordenação estadual do programa, na safra anterior (2020/2021) 12.854 agricultores fizeram adesão ao Garantia-Safra em 20 municípios do semiárido, mas a cota de Sergipe comporta até 25 mil agricultores que podem se inscrever, na sede de seus municípios, até fevereiro de 2022. “O benefício é pago diretamente ao agricultor, através do cartão Bolsa-família, mediante a comprovação da perda de mais de 50% da safra, em razão de estiagem ou excesso hídrico”, explica o coordenador e agrônomo da Seagri, Sérgio Santana, que chama a atenção para a necessidade de adimplência dos municípios, a fim de que os agricultores possam ser beneficiados.


Os produtores que já foram inscritos em safras anteriores - 2019/2020 ou 2020/2021 - e que tenham a Declaração de Aptidão (DAP) ativa, tiveram as inscrições migradas para a safra 2021/2022. Já os agricultores que ainda não aderiram ao programa nas duas últimas safras devem inscrever-se de forma tradicional, dirigindo-se a qualquer escritório da Emdagro, de posse da DAP e documento de identificação com foto. Os agricultores da reforma agrária precisam dirigir-se ao INCRA ou à Secretaria Municipal de Agricultura. Já os assentados do Programa Nacional de Crédito Fundiário devem procurar a PRONESE.