Francisco Limma destaca mutirão de catarata em hospital de Esperantina

 
 
Assessoria parlamentar - Edição: Katya D'Angelles

Cerca de 350 pacientes foram atendidos durante o nono mutirão de cirurgias de catarata realizado no Hospital Regional Dr. Júlio Hartman, em Esperantina. O deputado estadual Francisco Limma (PT) acompanhou o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, durante uma visita ao hospital neste domingo (29).
“Estamos muito felizes com o resultado do mutirão, que atendeu muitos pacientes que precisavam dessa cirurgia. É mais saúde e qualidade de vida para essas pessoas. Parabéns às equipes que trabalharam nesses dias para conseguir atender a demanda dessa região”, diz o deputado Francisco Limma.
O deputado foi quem solicitou junto à Secretaria Estadual de Saúde – Sesapi a realização do mutirão em Esperantina e em mais quatro municípios, sendo eles, Piripiri, Pedro II e Marcolândia. Nessas cidades, os mutirões ainda serão agendados.
O controlador do Hospital, Ítalo Gomes, explicou que, ao procurar o hospital, os pacientes são submetidos a uma avaliação, seguida de uma triagem. Se comprovada a necessidade de cirurgia, o procedimento é realizado. “O paciente já sai do hospital com o material do pós-operatório, incluindo o óculos de proteção e os dois colírios que devem ser usados durante 30 dias. Além disso, nossa equipe dá todas as orientações a respeito dos cuidados que devem ser tomados”, explica.
Ele afirma ainda que, além de Esperantina, mais seis municípios da região dos Cocais também estão recebendo os mutirões de catarata. O mutirão é promovido pelo Governodo Eatado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde.