Fórum discute ações para coleta e gestão de resíduos sólidos

 
 
Agência de Notícias da Assembleia Legislativa

A Comissão de Ciência, Tecnologia e Educação Superior da Assembleia Legislativa do Ceará promoveu, nesta terça-feira (29/10), no Auditório Murilo Aguiar, o Fórum “Resíduos Sólidos e Energia Limpa: Soluções, Inovações e Desenvolvimento”.


O deputado Romeu Aldigueri (PDT), presidente do colegiado, destacou que o encontro foi uma oportunidade para propor ações concretas a fim de eliminar os lixões, conforme determinação do Plano Nacional dos Resíduos Sólidos.  "Nessa época de grande consumismo e descarte de produtos, a maior parte do que utilizamos gera resíduos, mas dificilmente paramos para pensar para onde vai esse lixo. Nosso maior desafio é entender como esses materiais podem retornar à cadeia de produção, gerando renda para os trabalhadores e para as empresas. Quando pensamos no meio ambiente e na forma como nos relacionamos com ele, estamos pensando em um mundo melhor para os nossos filhos'', afirmou.

Ernani Teles Júnior, diretor executivo da DFL Limpeza Urbana, apresentou o "Case de Sucesso em Gestão e Recuperação de Lixões", com o trabalho da empresa pioneira na construção do primeiro aterro sanitário privado no estado do Ceará. "A Prefeitura de Piquet Carneiro foi a primeira a nos contratar e confiar no nosso serviço. O lixão foi recuperado 100%, e já recuperamos outros seis lixões no estado do Ceará. O mais difícil foi no município de Quixadá, que hoje é citado como exemplo da excelência dos nossos serviços'', destacou.

Com a recuperação das áreas de lixões, são instaladas células de transbordo, que, através de contêineres, recebem os resíduos sólidos do município. O prefeito de Piquet Carneiro, Bismark Bezerra, participou do fórum e destacou a criação do primeiro aterro sanitário no município do sertão central. ''A criação do aterro não foi apenas um gesto para melhorar a vida da população, mas um incentivo para os demais municípios da região'', afirmou.

Rodrigo Knoll, analista da empresa WEG, trouxe para a discussão a tecnologia em pirólise e gaseificação (Waste to energy), que possibilita o aproveitamento energético, permitindo processar e valorizar resíduos não recicláveis, que tipicamente são depositados em aterros. "A WEG tem expertise na gaseificação do lixo, que se mostra vantajosa.  Além da destinação correta dos resíduos sólidos urbanos (RSU), o processo irá produzir energia elétrica localmente, podendo atender a própria comunidade ou as indústrias de onde recebem os resíduos'', afirmou.

O Fórum “Resíduos Sólidos e Energia Limpa: Soluções, Inovações e Desenvolvimento” também teve palestras do diretor técnico da Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos Sólidos, Carlos Eduardo Souza; do diretor  de Inovação da 3E Engenharia, Cauê  Milhomen Gonçalves, e do consultor da Empresa  Intention Ventures, Juliano Pessoa.

Participaram ainda do evento o secretário executivo do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia, Antônio Bahlmann; a professora Carla Dias de Andrade, pesquisadora do Departamento de Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC); Lindolfo Cordeiro, titular da Diretoria Adjunta Operacional (DAO) da Assembleia, e Marcos Augusto Nogueira, presidente do Sindicato das Empresas de Reciclagem de Resíduos Sólidos Domésticos e Industriais no Estado do Ceará (Sindiverde), da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).