FAPESP e JST apoiarão projetos em biotecnologia e bioenergia

 
 
Agência FAPESP // (foto: Radaz/Divulgação)

 A FAPESP e a Japan Science and Technology Agency (JST) lançaram chamada de propostas para apoiar projetos colaborativos, desenvolvidos por pesquisadores baseados no Estado de São Paulo e no Japão, voltados ao desenvolvimento de tecnologias bioenergéticas e ao uso de biotecnologia para aumentar a produção de alimentos.

FAPESP e JST selecionarão propostas submetidas nos seguintes subtópicos nas áreas de Biotecnologia e Bioenergia: 1) Aplicação da biotecnologia para aumentar a eficiência da transferência de biomassa para energia ou materiais de valor agregado; 2) Aplicação da biotecnologia para o melhoramento do cultivo; e 3) Recursos genéticos/microbiologia para aplicação biotecnológica em culturas alimentares e bioenergéticas.

No Japão, a chamada está aberta a qualquer pesquisador que esteja realizando pesquisas em uma instituição de pesquisa japonesa, independentemente da nacionalidade. No Estado de São Paulo, podem submeter propostas pesquisadores responsáveis por projetos em andamento nas linhas Auxílio à Pesquisa Regular e Jovem Pesquisador, desde que apresentada justificativa para a concomitância de projetos na submissão, para análise da viabilidade de simultaneidade dos dois projetos.

A duração prevista dos projetos selecionados na chamada a serem apoiados pela FAPESP é de até três anos, com um valor anual de R$ 150 mil, totalizando R$ 450 mil para o período total do projeto.

As propostas serão recebidas até 20 de setembro de 2022.

A chamada está publicada em: fapesp.br/15559.