Expotec 2019, ALPB apresenta inovações do setor de Informática e atividades da TV

 
 
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA PARAÍBA

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) participou, nesta quarta-feira (30), da abertura da Feira e Congresso de Tecnologia e Inovação (Expotec 2019), no Centro de Convenções de João Pessoa. Até a próxima sexta-feira (1º), dois stands da Casa montados no local apresentam ao público o trabalho desenvolvido pela TV Assembleia e a Divisão de Informática para aproximar a população paraibana do Poder Legislativo.

O presidente da Frente Parlamentar de Ciência e Tecnologia da ALPB, deputado Buba Germano, que representou o presidente da Casa, Adriano Galdino, destacou que a participação da Assembleia no evento demonstra que o Legislativo paraibano está em sintonia com as inovações e boas práticas na área do desenvolvimento sustentável no Estado.

“Esse é o nosso papel. Criamos a Frente Parlamentar e uma propositura, inclusive, para transformar a última semana de outubro como a ‘Semana da Ciência e Tecnologia’, que será lei na Paraíba, em consonância com a política nacional. Então, parabenizamos a TV Assembleia por divulgar experiências fantásticas, estimulando a capacidade intelectual da juventude para o futuro do nosso Estado”, afirmou Buba.

WhatsApp Image 2019-10-30 at 5.59.11 PMUm stand abriga o estúdio da emissora e o outro abrange o pessoal da Divisão de Informática, da TV e do Cerimonial, que também auxilia na apresentação dos trabalhos.

A Divisão de Informática mostra ao público como é retratado o dia a dia da Casa de Epitácio Pessoa no seu site institucional. Os técnicos dão todas as informações sobre acesso aos conteúdos como instrumento de transparência de suas atividades político-administrativas.

O secretário-executivo da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT), Cláudio Furtado, ressaltou que o evento é uma oportunidade para expandir o desenvolvimento tecnológico da Paraíba.

WhatsApp Image 2019-10-30 at 5.59.49 PM“A Expotec é um evento fundamental para o Estado por ter a marca do Nordeste, realizando a chamada tríplice hélice, que é a união do setor produtivo, do Governo e de empresas. Então, é uma forma para se olhar o que está produzindo na academia e de mostrar a importância da ciência e tecnologia para que as pessoas se apoderem disso”, destacou.

Já o coordenador geral da Expotec 2019, Percival Henriques, falou sobre a escolha do tema “Inteligência Artificial e o Futuro do Trabalho Humano” na edição deste ano.

“É um assunto que nos preocupa em face de postos de trabalho que estão sumindo. Obviamente, também surgem outros, mas sem necessariamente ter pessoas capacitadas. Portanto, a gente quer contribuir, mostrando o que já existe e incentivando as crianças a entrarem no ramo da Tecnologia da Informação para fazer essa transição”, concluiu.