Encontro discute alternativas para a promoção do acesso ao mercado de trabalho

 
 
Mariana Clarissa

Um dia inteiro de assessoramento técnico e debate sobre capacitação e empregabilidade. Essa foi a proposta da primeira edição do Seminário Estadual do Programa Acessuas Trabalho, que aconteceu na quinta-feira (21), no auditório do Cefospe, no bairro da Boa Vista. O momento reuniu 26 municípios e cerca de 90 representantes municipais que aproveitaram o encontro para compreender o panorama do Programa no Estado e os eixos de atuação, metodologia e intersetorialidade, além de ressaltar as especificidades e dificuldades do acesso ao mercado de trabalho quando relacionada a igualdade racial, pessoas com deficiência, população LGBT+ e pessoas em situação de rua. Em Pernambuco são mais de 40 municípios que têm a linha de cofinanciamento para o Programa.  

 

O secretário executivo de Assistência Social, Joelson Rodrigues, afirmou em discurso que o seminário é uma oportunidade de refletir sobre o processo de quem já tem experiência na execução do Programa e poder compartilhar os êxitos na gestão. “Precisamos nos fortalecer nessa caminhada para passar por esse momento de adversidade, onde o desemprego está em alta, principalmente, na população que nós acompanhamos, que é a parcela mais pobre do Estado. O Acessuas Trabalho é uma alternativa da gente chegar junto dessas famílias ”, disse. 

 

O gestor aproveitou a fala para reforçar a importância da participação e da mobilização dos municípios em prol do ato nacional em defesa do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que acontece no dia 26 de novembro, em Brasília. “Precisamos ter uma recomposição orçamentária tanto para 2019, para chegarmos bem até o final do ano conseguindo manter em funcionamento os serviços, como para 2020, pois a proposta do Governo Federal é que seja repassado pouco mais da metade do valor que os serviços precisam para continuarem em exercício”, destacou. 

 

Durante à tarde, os participantes foram separados em grupos de trabalho para trocarem experiências das gestões municipais e construírem alternativas de parcerias e estratégias de promoção do acesso da população ao mercado de trabalho.