Em louvor a selfies de vacinados

 
 

Por Palmarí H. de Lucena, membro da União Brasileira de Escritores.

Em louvor a selfies de vacinados

Selfies e postagens no Instagram, Facebook ou grupos de WhatsApp, mostram a nova face de um povo imerso na maior tragédia pessoal que muitos haviam experimentado ou estão experimentando. Regurgitando ou ignorando notícias contundentes sobre a severidade da pandemia, depende da maneira em que pessoas encaram os perigos e tribulações de eventos de grande magnitude. Fotografias de pessoas ou grupos distanciados socialmente, usando máscaras, empunhando garrafinhas de álcool como se fossem sabres desembainhados, dominaram as mídias sociais.

Vacinas mudaram tudo, as postagens mudaram também. Testemunhamos uma crescente onda de selfies ou fotos de pessoas exibindo cartões de vacinação, como se fossem passaportes para uma antecipada viagem de retorno a vida normal ou simplesmente ampliação de possibilidades de sobrevivência, pessoal ou profissional. As fotos são tão ordinárias, que se tornam extraordinárias. Postagens nas mídias sociais, mostram pessimismo ou negação, por um lado, o desespero da péssima situação em que nos encontramos, por outro lado o viés negacionista de estarmos vivendo bem, apesar das adversidades do momento  

Hoje selfies representam algo diferente, algo se aproximando a esperança. Existe também a tácita aceitação, que nossas vidas têm sido bagunçadas pelas improvisações que criamos para sobreviver dias em isolamento social ou limitações profissionais. Depois de um ano de infortúnios, sofrimento e má gestão do governo federal, faz sentido que a vacinação ajude pessoas a enxergar a proverbial luz no fundo do túnel ao registrar fotograficamente sua própria imunização.  Do ponto de vista da saúde publica, têm potencial de desafiar o modo de vida que nos adaptamos nos últimos doze meses, para proteger-nos da pandemia.

Ainda é cedo para julgar o impacto real da estratégia falha do governo brasileiro, no entretanto uma coisa é certa, o programa tem demonstrado ser tão inadequado como também não equitativo. Talvez esta seja uma das razoes de aceitar que selfies e fotos de vacinados podem aumentar confiança na imunização, promovendo um crescente sentimento de normalidade, pessoas sendo vacinadas no meio do cotidiano em busca de retomar suas vidas. Fator crucial de instilar confiança nas vacinas de covid-19, aumentando o convencimento de céticos sobre os imunizantes, eventualmente contribuindo para o sucesso no combate a pandemia.