ECI/SCGE capacita mais de 160 servidores, só na primeira semana de novembro

 
 
GOVERNO DE PERNAMBUCO

A primeira semana de novembro foi de programação intensa para a Escola de Controle Interno da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (ECI/SCGE). De segunda-feira, dia 04, até esta sexta-feira, dia 08, foram realizados quatro cursos e três oficinas, somando 88 horas/aula. Ao todo, foram capacitados 164 servidores do Poder Público Estadual.

Neste período, ocorreu o curso “Regime de adiantamento”, com turma formada por servidores do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE). As aulas aconteceram no Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), no bairro da Boa Vista, Recife. O conteúdo teórico e prático desta programação foi repassado por Jamerson Souza, da Coordenadoria de Orientação e Contas de Governo (COR/SCGE).

Também no Cefospe, foi realizada a capacitação “Banco de Dados – introdução e conceitos essenciais”, com aulas ministradas por Alexandre Otávio e Taciana Amorim, que integram a equipe da Coordenadoria de Informações Estratégicas (CIE/SCGE). A proposta foi inserir os servidores na linguagem de consulta estruturada (SQL); apresentar os conceitos básicos de banco de dados e SQL; e introduzir a manipulação dos dados, utilizando queries selects.

O Cefospe foi sede, ainda, na semana de 04 a 08 de novembro, das aulas do curso “Aspectos teóricos e práticos da Tomada de Contas Especial (TCEsp)”, ministrado por Daniel Tiné e Ib Cardim, da equipe da Diretoria de Correição (DCOR/SCGE). Juntos, eles repassaram aos participantes, o conceito e os objetivos da TCEsp, os casos em que deve ser instaurada, os agentes que estão sujeitos à TCEsp, as autoridades competentes para instauração, o processamento e outros pontos correlatos.

Novidade na grade da ECI, nos dias 05 e 06 de novembro foi realizado o curso “Gestão de riscos e controle por processos de trabalho”, voltado exclusivamente para os servidores da SCGE. As aulas foram ministradas na Sala de Leitura da Controladoria, por Paulo Marcelo Santana Barbosa, titular da Auditoria Interna do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE).

OFICINAS – Já no dia 07, a ECI realizou duas oficinas. A primeira delas, que aconteceu no Cefospe, foi de “Sistema de atualização das páginas de Acesso à Informação”, tendo como facilitador Luiz Geraldo Siqueira de Albuquerque, que integra a equipe da Diretoria da Ouvidoria-Geral do Estado (DOGE/SCGE). Durante toda tarde da quinta-feira, ele repassou orientações e mostrou, na prática, como os dados do portal da LAI devem ser atualizados.

“Conhecendo os macroprocessos: atualização da página da LAI e elaboração do PACI” foi o tema de duas oficinas promovidas especialmente para os servidores que atuam nas Unidades de Controle Interno (UCIs) da administração pública estadual. Foram duas turmas, sendo uma na quinta-feira, dia 07, e outra nesta sexta-feira, dia 08.

As aulas destas oficinas com representantes das UCIs, foram ministradas por Sandra Leal, da Diretoria de Monitoramento e Avaliação das Ações de Controle (DEMAC/SCGE) e Jeison Silva, da DOGE/SCGE. A programação que encerra as atividades da ECI nesta primeira semana de novembro, aconteceu na Sala de Leitura da Controladoria.

PARCERIAS – Para viabilizar a capacitação permanente dos servidores, no enfoque do controle interno, a Escola conta com o apoio de várias instituições, dentre elas, o Cefospe, a Escola Fazendária (Esafaz), a Associação dos Servidores de Controle Interno de Pernambuco (Ascipe) e o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE-PE), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), Controladoria Geral da União (CGU), a Controladoria Geral do Município do Recife, a Polícia Civil de Pernambuco e a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) também integram a lista de parceiros da ECI, que vem se consolidando como um ambiente de referência na área qualificação governamental.