Dr. Porto destaca PL que institui Programa de Saúde Bucal em escolas municipais

 
 
Câmara Municipal de Fortaleza

Durante a manhã desta quarta-feira, 19, no Grande Expediente da Sessão Ordinária, o vereador Dr. Porto (PRTB) destacou seu Projeto de Lei nº 187/2019, em tramitação na Câmara Municipal. O PL dispõe sobre o Programa Municipal de Saúde Bucal Preventiva e o fornecimento de “kit de prevenção bucal” como parte integrante do fardamento escolar aos alunos do ensino fundamental.

O Programa tem como objetivo ampliar as políticas sociais do município e alcançará crianças de 5 a 12 anos de idade, devidamente matriculadas na rede pública de ensino. O kit será composto por duas escovas de dentes e dois cremes dentais. De acordo com o parlamentar, a iniciativa irá desenvolver o hábito de higienização bucal diária nos alunos, promover o sentido do autocuidado e o ensino da técnica correta de escovação.


Dr. Porto aproveitou a oportunidade para comentar sobre a Semana Branca de Odontologia do Ceará, de acordo com a Lei Municipal de Fortaleza nº 10.666. O evento ocorre do dia 21 a 27 de setembro. “Uma iniciativa muito importante para a população de Fortaleza, além da valorização da Odontologia em nossa cidade”, afirmou o parlamentar.

A Semana Branca de Odontologia, promovida pela Secretaria de Saúde, tem o objetivo de incentivar a prevenção e promover o diagnóstico precoce das doenças odontológicas como cárie, doença periodontal, má oclusão, fissuras lábio-palatinas e câncer de boca.