Didácio Silva dinamiza aulas com aplicativo de celular

 
 
Repórter: Michele Furtado

Em uma sociedade cada vez mais conectada, usar aplicativos para as mais diversas funcionalidades já faz parte da rotina do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Didácio Silva. Nesse cenário, o uso pedagógico da tecnologia tem contribuído significativamente para a motivação dos estudantes da unidade.

Nessa perspectiva, a escola implantou o  Plickers, que é um aplicativo que incentiva a interação entre educadores e estudantes a partir da criação de quizzes digitais em tempo real. A ferramenta permite uma avaliação por meio da plataforma, sem demandar o download do aplicativo pelos alunos. Basta que o professor tenha o app baixado e imprima cartões de realidade aumentada que são entregues em sala de aula.

De acordo com Ana Cristina, professora de química, o aplicativo favoreceu uma aula muito mais dinâmica, que permitiu avaliar instantaneamente o nível de aprendizado dos alunos.

“Para utilizar essa metodologia ativa, primeiramente criamos turmas no site plickers.com e registramos o nome de todos os alunos por turmas. Além disso, com os bancos de questões, criamos testes para realizar em sala de aula”, explica a professora.

Ana Cristina falou ainda que “para aplicação do teste fizemos a impressão dos cartões, disponíveis no próprio site, os quais são numerados contendo um QR code, que corresponde a um código de barras bidimensional, de fácil reconhecimento por leitores de celulares com câmera. Os alunos só precisam posicionar os cartões de acordo com a sua resposta, “a” até “d”; as questões eles visualizam em data show”.

“Precisei também baixar o aplicativo Plickers no celular, este é sincronizado com o site do Plickers.com por meio da minha conta. Durante a realização da atividade, eu percebi que os alunos não pediram para sair de sala, não houve conversas paralelas ou outros desvios de foco. Foram participativos e se divertiram muito com a atividade e ficaram encantados com a tecnologia”, comemora a professora de química.