Deputados reforçam importância da água para o desenvolvimento do semiárido paraibano

 
 
ALPB | redacao@justicaemfoco.com.br (Foto: Divulgação)

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) destacou, na sessão realizada nesta terça-feira, 22.3.2022, (Dia Mundial da Água), a importância do líquido para a região Nordeste e, principalmente, para assegurar a qualidade de vida à população e o desenvolvimento no semiárido paraibano.

A deputada Pollyana Dutra reforçou as possibilidades ofertadas ao semiárido após a conclusão da Transposição do Rio São Francisco. Para a parlamentar, a chegada da oferta de água em abundância ao Sertão da Paraíba renova a esperança de um povo que por muitos anos teve que conviver com sua escassez.

“É uma data que ganha um significado ainda mais especial para milhares de paraibanos, beneficiados com a Transposição do Rio São Francisco. A chegada da água ao sertão paraibano é um sonho antigo, aponta para um futuro de mais desenvolvimento econômico e social para o estado e traz a esperança de dias melhores para os moradores do semiárido paraibano”, ressaltou a deputada.

“Agora temos água, energia solar e eólica. Insumos mais do que estratégicos para as cadeias produtivas. Por isso, vamos refazer nossa imagem, não mais com o “pires na mão”. Agora, podemos participar do desenvolvimento do nosso estado”, acrescentou.

O deputado Jeová Campos reforçou que é imprescindível manter e ampliar o debate sobre a oferta de água no Sertão paraibano. “A Casa de Epitácio Pessoa precisa discutir e incentivar as potencialidades no semiárido, beneficiado com o Rio São Francisco”, afirmou.

ORDEM DO DIA

Também foi aprovado pelos deputados a instituição do Dia Estadual da Conscientização sobre o Albinismo, no Estado da Paraíba, a ser comemorado anualmente no dia 13 de junho, como reconhecimento da importância a atenção a este público. O texto do PL 2.107/2020, da deputada Cida Ramos, ressalta que o público albino é uma população pouco vista pelos poderes públicos, bem como pela sociedade.

“Esta realidade resulta em várias formas de estigma e discriminação que levam ao aumento das chances de desenvolverem problemas de autoestima, ansiedade e depressão”, justificou Cida Ramos.

A parlamentar explica que o albinismo é uma rara condição genética caracterizado pela falta de melanina, responsável pela pigmentação dos cabelos, pele e olhos e pela proteção contra os raios ultravioletas. A escolha do dia 13 de junho se deu em virtude do mesmo dia já ser internacionalmente conhecido e celebrado pela comunidade albina no mundo.