Deputada Ivana Bastos (PSD-BA) luta para reduzir índices de violência contra as mulheres

 
 
ALBA | redacao@jornalnordeste.com.br (Foto: Arquivo/ASCOM)

A deputada Ivana Bastos (PSD-BA) apresentou indicação na Assembleia Legislativa endereçada à Secretaria de Segurança Pública da Bahia, através do governador, solicitando prioridade na averiguação e abertura de inquérito de denúncias de violência contra a mulher, especialmente em municípios que não dispõem de Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam). A deputada pede também a edição de campanhas publicitárias e programas estatais que incentivem as denúncias de violência doméstica.

Segundo a parlamentar, o objetivo da indicação é reduzir os índices de violência contra a mulher na Bahia. “Temos observado que muitas denúncias desse tipo de violência não são instruídas até o seu envio ao Ministério Público ou à Justiça para adoção das medidas cabíveis”, disse.

No documento, Ivana Bastos fez um relato sobre o aumento dos casos de violência contra as mulheres. “Neste mês de janeiro de 2022, assistimos crimes de feminicídios na Bahia com claros contornos de terem sido cometidos premeditadamente, sem qualquer interrupção estatal que pudesse coibir a onda de feminicídios que está assolando”.

Para a deputada, os legisladores precisam unir forças e apresentar medidas normativas capazes de reduzir esses índices que vêm assustando a todos os brasileiros, pela crueldade e pelo desprezo à mulher. “Não podemos cruzar os braços e de nossa parte nunca pararemos de produzir proposições de toda ordem que possam auxiliar na prevenção e no combate à violência contra a mulher”.

“É preciso massificar novas campanhas e programas governamentais que desconstruam os mitos em torno dessas denúncias que ainda que sejam formalizadas, na maioria das vezes, não chegam ao desfecho final querido por todos que é a condenação do agressor. Entre esses impeditivos podemos elencar o medo, o preconceito da sociedade, a baixa autoestima, a falta de confiança na atividade estatal, os filhos”, concluiu.