DEFESA DA PETROBRAS REPERCUTIU NO PLENÁRIO

 
 
Divulgação/AgênciaALBA

O ato em defesa da permanência da Petrobras na Bahia, ocorrido pela manhã no auditório da Casa – reunindo dirigentes sindicais, trabalhadores do setor de petróleo e gás, parlamentares, prefeitos e vereadores – repercutiu, pela tarde, na sessão ordinária desta segunda-feira (23).

A deputada Fabíola Mansur (PSB) considerou o seminário um grande ato em defesa da permanência da estatal na Bahia. “Esta é uma luta suprapartidária. O desinvestimento que está sendo feito é uma crueldade com a Bahia e com o povo nordestino”.

Fabrício Falcão (PC do B) parabenizou a iniciativa e o envolvimento de todos os parlamentares no tema, lamentando que, justamente “na Bahia, onde se iniciaram as descobertas do petróleo brasileiro, já fecharam a Fafen e agora ameaçam o emprego de 18 mil trabalhadores, entre diretos e indiretos”.

A deputada Fátima Nunes (PT) recordou que, por várias gerações, os pais sonhavam em ver seus filhos passando em concurso da Petrobras, “uma empresa que orgulha a todos os brasileiros”. A petista registrou que esteve no evento, ao lado de José Sérgio Gabrielli, ex-presidente da estatal, e do responsável pela descoberta do Pré-Sal, o geólogo Guilherme Estrela.

A deputada Maria del Carmen (PT) subiu à tribuna e se juntou aos colegas parlamentares, manifestando “apoio incondicional” ao ato que tem como pauta a continuidade da estatal na Bahia. “Essa luta não pode ser encarada como uma luta apenas dos petroleiros ou dos trabalhadores da empresa, mas de todos os baianos. Porque perder a Petrobras aqui na Bahia será um prejuízo imenso”, considerou a legisladora. 

Hilton Coelho (Psol) ressaltou o grande número de presentes no evento: “uma atividade que fez o auditório transbordar em defesa da Petrobras na Bahia, uma multidão ocupou o espaço e muitos ficaram do lado de fora”. O parlamentar alertou que também a arrecadação do Estado será afetada com a medida.