Concertos musicais em hospitais reforçam compromisso do GDF com a saúde

 
 
Da redação (Justiça Em Foco) com Ag. Brasília.

A Secretaria de Estado da Cultura, através da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, pretende dar início à série “Concertos da Saúde 2019” entre dias 23 e 31 de janeiro. A iniciativa também é parte do esforço para fortalecimento da saúde pública do Distrito Federal, uma das principais prioridades do governador Ibaneis Rocha.

O projeto Concertos da Saúde é uma resultado de parceria entre a Secretaria de Cultura e a Secretaria de Saúde do DF e pretende percorrer as unidades públicas de saúde durante o ano. O projeto, desenvolvido e executado pela orquestra oficial do Distrito Federal, é uma atividade inédita no país e conta com a participação de quatro grupos de câmara. ??Além das apresentações tradicionais, com a Orquestra Sinfônica completa, os músicos também vão se deslocar em pequenos grupos pelas dependências das unidades como ambulatórios e áreas de internação. Serão formados quartetos de cordas (violinos, violoncelo e viola), metais (trombone, trompete, trompas) e sopros (clarinete, fagote, flauta e oboé); trios de jazz (contrabaixo, trompete e percussão); e duos de violinos e violoncelos.

A ideia é deixar a leveza e a alegria da música clássica se espalhar pelos ambientes, contribuindo assim para amenizar a tensão, o estresse e a angústia que normalmente caracterizam esses locais. Assim, além de uma importante ação cultural de incentivo à formação de novos públicos, a atividade traz benefícios terapêuticos, contribuindo para o bem-estar físico e emocional dos pacientes em tratamento.