Comissão debate problema do transporte para os profissionais da Educação

 
 
Assembleia Legislativa de Alagoas

A Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Turismo recebeu, nesta quarta-feira, 25, representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal) para debater a situação do transporte para os profissionais da Educação que atuam em cidades diferentes da que moram. Atualmente, de acordo com a legislação vigente, este valor é de R$ 100, mas não sofre reajuste desde 2007.

O presidente da comissão, deputado Marcelo Beltrão (MDB), informou que vai buscar uma audiência com o secretário estadual de Educação, Luciano Barbosa, para debater a situação. Algumas opções foram debatidas na reunião, como por exemplo estender o benefício para os monitores, ampliar o regime de colaboração para que os municípios possam disponibilizar este transporte ou descentralizar os recursos para que as próprias escolas possam fazer a contratação do serviço. “O importante é que a Comissão de Educação encontre, em conjunto com o Governo do Estado e o Sinteal, a melhor solução para que possamos atender as demandas apresentadas”, destacou.

A presidente do Sinteal, Maria Consuelo Correia, agradeceu aos parlamentares por receber a demanda e informou que a situação atual do transporte para os professores é precária. “Cerca de cinco mil profissionais, que são contratados, não tem esse benefício. Isso inviabiliza, por exemplo, os deslocamentos entre Arapiraca e Traipu, pois não tem transporte público que garanta este translado para que os professores dêem suas aulas e retornem tarde da noite para suas cidades de origem”, alertou Maria Consuelo.

Também participaram da reunião os deputados Davi Maia (DEM), Ângela Garrote (PP), Cibele Moura (PSDB) e Tarcizo Freire (PP).