Comissão de Agricultura discute desafios do setor avícola em São Bento do Una

 
 
Alepe

Os desafios da avicultura em Pernambuco foram tema de audiência pública promovida, nessa terça (26), pela Comissão de Agricultura. O colegiado esteve em São Bento do Una, no Agreste, onde ouviu agricultores familiares, empresários e autoridades locais sobre o assunto. Entre as principais pautas abordadas estão a deficiência hídrica da região e a necessidade de apoio às cooperativas da localidade.

Pernambuco é o maior produtor de ovos do Nordeste, segundo a Pesquisa Pecuária Municipal IBGE 2018. De acordo com a Associação Avícola de Pernambuco (Avipe), são 10 milhões de unidades produzidas todos os dias. “Todos nós sabemos da riqueza da produção que já existe na cadeia da avicultura no Estado, que é, inclusive, reconhecida nacionalmente. Mas são necessários investimentos na área e apoio aos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos”, observou o presidente do colegiado, deputado Doriel Barros (PT). 

As indústrias do setor empregam mais de 150 mil pessoas com postos de trabalho diretos e indiretos. Conhecida como a Capital do Ovo, São Bento do Una é o município que mais produz no Agreste, região que entrega cerca de 60% dos ovos e 70% das aves do Estado. “Esse tipo de debate também repercute em questões como a segurança alimentar e nutricional da população, além da importância desse setor para a economia estadual e da garantia de emprego e renda para as famílias”, complementou o parlamentar.

Barros informou, ainda, que a valorização e o fortalecimento das cadeias produtivas das regiões de Pernambuco têm sido pauta estratégica na agenda da Comissão de Agricultura. Os encaminhamentos da discussão serão aprofundados nas próximas reuniões do colegiado.