Comissão da Infância destaca jogos e desafios do mundo on-line

 
 
Agência de Notícias da Assembleia Legislativa

A Comissão de Infância e Adolescência  da Assembleia Legislativa recebe, nesta terça-feira (05/11), às 8h30, a psicóloga Fabiana Vasconcelos para a palestra "Jogos e desafios do mundo on-line:como formar crianças e adolescentes em cidadania digital". A iniciativa é da deputada Érika Amorim (PSD), presidente do colegiado, e a palestra acontece no Complexo de Comissões Técnicas da Casa.
"Esse é o momento para entendermos o que é a cidadania digital e sua importância, para que pais e educadores possam garantir a segurança e o bom uso da internet aos pequenos", destaca Érika Amorim. Segundo a parlamentar, mais de 24 milhões de crianças e adolescentes têm acesso à internet no Brasil e 77% deles assistem a vídeos on-line, conforme dados do Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Para a deputada, é fundamental que pais e educadores ensinem como evitar os perigos da internet e empoderem as crianças no uso responsável da ferramenta. "Para isso, precisamos entender alguns conceitos, como segurança, compartilhamento, cyberbullying, autoimagem, direitos autorais e crimes virtuais. O diálogo com nossas crianças é uma iniciativa que deve ser prioritária para a construção da cidadania digital", observa a parlamentar.

Fabiana Vasconcelos é formada em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e pós-graduada em Educação pelo Framingham State College e em Psicanálise pela Boston Graduate School of Psychoalysis, nos Estados Unidos. Atua como psicóloga clínica e membro do Comitê de Educação e Ciência do Instituto DimiCuida.

Foram convidados para o evento estudantes de escolas municipais, especialistas ligados ao tema da palestra e parlamentares.