Comissão apresenta programa de alfabetização no Estado

 
 
Agência de Notícias da Assembleia Legislativa

A Comissão de Infância e Adolescência promoveu, nesta quinta-feira (07/11), apresentação do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic). A a palestra foi de Idelson de Almeida, orientador da célula de fortalecimento da gestão municipal de planejamento da rede.
A presidente do Colegiado, deputada Érika Amorim (PSD), destacou a importância do programa, que, na avaliação dela, muito tem contribuído para o desenvolvimento do ensino aprendizado das crianças. “A gente percebe os grandes avanços obtidos, com bastante consolidação. Existem esforços para que essa alfabetização seja universalizada e possa ser um direito amplo e de todos”, reconheceu.

Idlson esclareceu sobre o processo de alfabetização do programa, de 2007 a 2018, ressaltando evolução da média de proficiência dos alunos. “Nós começamos com 30% do desejavel O último resultado nos mostra 78,9%. Se eu somar o suficiente com o desejável, teremos mais de 90%”, informou.

O programa foi transformado em política pública pelo Governo do Estado em 2007, com o intuito de oferecer aos municípios formação continuada aos professores, apoio à gestão escolar, entre outros aspectos. Iniciou as atividades com a meta de garantir a alfabetização dos alunos matriculados no 2º ano do ensino fundamental. Em 2011, foi estendido até o 5º ano, com o intuito de melhorar os resultados de aprendizagem (Paic+5).
Além da presidente do colegiado, deputada Érica Amorim (PSD), participaram o deputado Nizo Costa (PSB) e Marcos Sobreira (PDT).