Cibele Moura destaca passagem do Dia da Juventude do Brasil

 
 
Assembleia Legislativa de Alagoas

O Dia da Juventude do Brasil, celebrado no último dia 22, foi lembrado pela deputada Cibele Moura (PSDB) durante pronunciamento realizado na sessão ordinária desta terça-feira, 22. No discurso, a parlamentar apontou que a falta de oportunidade de emprego e educação são os grandes problemas enfrentados pelos jovens brasileiros. Cibele, que tem como bandeira de luta a defesa da juventude, da mulher e a geração de emprego e renda, trouxe dados mostrando que 33,5% dos trabalhadores alagoanos, que estão na faixa entre 18 e 24 anos, estão desempregados.

“Isso representa que a cada 100 jovens, nessa faixa etária, 33 estão desempregados no Estado de Alagoas. Já falei aqui algumas vezes que o desemprego é um dos maiores problemas enfrentados pela sociedade brasileira e alagoana”, destacou Cibele Moura, acrescentando que, de acordo com o Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), 23% dos jovens brasileiros não estudam e não trabalham. “Isso é alarmante. Principalmente em um País que possui 6,8% de taxa de analfabetismo. Como é que a gente quer ter um país melhor pros nossos filhos e pros nossos netos, se não consegue colocar a juventude de hoje dentro da escola e no mercado de trabalho?”, questionou a parlamentar.

No decorrer do discurso, Cibele Moura fez referência ao projeto de lei, do qual é relatora, de iniciativa do deputado Davi Maia (PV), que trata da liberdade econômica. “Um projeto de lei que tenho certeza vai gerar mais empregos em Alagoas e que irá diminuir muito o percentual de jovens desempregados”, avaliou a deputada. A parlamentar também informou que iniciou um novo projeto. “Dei o nome de 'Rota da Educação'. Nesse primeiro momento vamos visitar todas as escolas estaduais da região Norte”, informou, acrescentando que, nesta segunda-feira, 23, visitou as escolas nos municípios de São Luiz do Quitunde, Barra de Santo Antonio e Paripueira. “Vendo in loco o que é que está acontecendo, vendo onde estão os erros e os acertos, para no final elaborar um relatório que será apresentado ao secretário de Educação, Luciano Barbosa”, contou.