Campina Grande sedia Quinta Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional

 
 
Governo do Estado da Paraíba

A cidade de Campina Grande sediou nessa sexta-feira (25) a 5ª Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento ocorreu no auditório da Escola Técnica Prof. Bráulio Maia Junior e foi organizado pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), com o apoio do Projeto de Consolidação do Sisan, vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano.

Com o tema Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, o evento teve como objetivos analisar os avanços, as ameaças e as perspectivas para a efetivação do Direito Humano à Alimentação Adequada, apresentar as recomendações relacionadas ao Plano de Segurança Alimentar e Nutricional, avaliar e fazer recomendações para avançar e qualificar o processo de implementação do Sisan. 

Na abertura do evento, a diretora de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, Luciana Leal Fernandes Araújo, falou da atuação do Governo da Paraíba em relação à referida política: “Todos os esforços estão sendo executados para que esta política não fique enfraquecida, mesmo diante da conjuntura, estamos conseguindo garantir que as ações sejam encaminhadas, o programa de Cisternas, dos Filtros, o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar- PAA e o programa Cartão Alimentação e os Restaurantes Populares. Além disso estamos dando apoio à Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional – Caisan e realizando o trabalho em diálogo constante com o Consea e sociedade civil”. 

Após a mesa de abertura, Mariele de Nascimento Melo, pesquisadora do  Instituto Nacional do Semiárido (Insa), ministrou uma palestra sobre o tema da Conferência e na sequência foi feita a a leitura e aprovação do regimento interno. Ainda pela manhã, foram formados grupos de trabalho para discursão dos eixos da conferência e à tarde as propostas foram apresentadas, ocasião em que foram feitas a votação dos delegados e leitura das moções.  

Maria Madalena de Medeiros, engenheira agrícola e assessora técnica  do Centro de Ação Cultural (Centrac), avaliou a conferência:  “O dia de hoje foi importante porque reafirmou o que está no Plano  e com as últimas discussões da Conferência Nacional sobre a agroecologia como modelo de produção sustentável capaz de oferecer comida de verdade no campo e na cidade. Esse modelo deve ser valorizado, sobretudo nesse momento de liberação de agrotóxicos e transgênicos, pois é realizado em equilíbrio com o meio ambiente, com respeito à biodiversidade e às diferenças culturais e humanas”.  

Representantes de 41 municípios paraibanos participaram da Conferência, além de diferentes segmentos da sociedade civil, como quilombolas e outros povos tradicionais.  As próximas conferências estão programadas para as seguintes datas: 

Sumé - 31/10
Patos - 06/11
João Pessoa - 08/11