Audiência reúne instituições e sociedade para tratar de trânsito e mobilidade urbana de Teresina

 
 
Mobilidade Urbana de Teresina | redacao@jornalnordeste.com.br

A Audiência Pública para discutir as Propostas para Mobilidade Urbana de Teresina foi realizada nesta terça-feira (23/11/2021), de forma híbrida, solicitada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), no plenário da Câmara Municipal de Teresina. O evento teve a participação da sociedade civil e de entidades, como o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Piauí (CAU) e demais autoridades presentes.

De acordo com o Diretor de Trânsito e Sistema Viário da Strans, Pádua Vasconcelos, o objetivo da audiência é discutir com a sociedade e apresentar as propostas para o Plano Diretor de Mobilidade Urbana Sustentável de Teresina.

“Essa discussão irá nos auxiliar nas propostas que o Plano Diretor vem trazendo para a sociedade, ele é o que norteia, é o elemento que vai trazer todas as conjunturas que vem trazer para fazer novas obras, para nos apoiarmos e que vai trazer novas captações de recursos. O Plano Diretor ele é bem enfático quando você tem ele como o seu rumo, na gestão. Então, com essa audiência pública, nós vamos apresentar propostas que serão discutidas com a sociedade com a classe política, o que sai dos anseios da sociedade”, destaca o Diretor de Trânsito e Sistema Viário da Strans.

Ainda de acordo com Pádua Vasconcelos, “iremos encontrar uma forma de uma Teresina com a mobilidade melhor, uma Teresina mais acessível, mais justa, mais isonômica para todos os modais, todas as classes sociais de uma forma sustentável. Elaborando esse Plano, nós teremos um horizonte de como é que que a gente vai conseguir administrar nossa cidade para se comportar de uma forma mais democrática no futuro bem próximo”, pontua o Diretor de Trânsito e Sistema Viário da Strans, Pádua Vasconcelos.

A transmissão ocorreu pelo canal oficial da Câmara Municipal de Teresina no YoTube e pode ser acessada no seguinte link: https://youtu.be/3Ci_uhwYT2A

A realização desta Audiência foi uma etapa de grande relevância para a elaboração do Plano Diretor de Mobilidade Urbana Sustentável de Teresina – DPMUS, pois se discutiu com a população se as intervenções atendem às demandas prioritárias da sociedade. Com isso, o PDMUS poderá ser indutor de geração de benefícios econômicos, sociais e ambientais para todos.

O Plano Diretor de Mobilidade Urbana Sustentável de Teresina (PDMUS) está sendo desenvolvido por meio da Strans e será o principal instrumento de planejamento dos sistemas de circulação e transporte de Teresina pelos próximos anos, contendo objetivos, metas e ações estratégicas relacionadas à mobilidade urbana, a curto, médio e longo prazo (5, 10 e 20 anos).